10 dicas para criar uma menina bem segura de si

As meninas, geralmente, são delicadas e acabam cheias de mimos dos pais. Concordamos que carinho nunca é demais, mas é preciso ter certos cuidados para criar uma filha segura de si e com uma boa autoestima.

A fim de te ajudar nessa missão, o Universo Jatobá listou 10 dicas para que sua pequena se desenvolva bem, com personalidade e segurança.

10 dicas para criar uma menina bem segura de si

1 – Dê muito carinho. Quando uma criança nasce num lar afetuoso, ela se torna mais confiante e conseguem enfrentar os problemas com maior facilidade.

10 dicas para criar uma menina bem segura de si

2 – Explique que roupas de adulto, maquiagem e saltos são para…adultos! Por mais que ela insista, ensine que existe época para tudo. Ela não precisa, desde cedo, se comparar com modelos de beleza que a sociedade impõe seja pela moda ou por indústrias de cosméticos. Faça com que ela seja simplesmente criança.

10 dicas para criar uma menina bem segura de si

3 – Incentive-a a correr atrás dos próprios sonhos. Deixe com que ela corra atrás do que deseja, mesmo que isso seja “amarrar o próprio tênis”.

10 dicas para criar uma menina bem segura de si

4 – Jamais ignore ou subestime os sentimentos da pequena. Se ela está chateada, ouça o que ela tem a dizer. Não ache que tudo é bobagem ou manha.

-10 dicas para criar uma menina bem segura de si

5 – Mas cuidado: proteger demais também faz mal. Algumas frustrações são necessárias.

dicas para criar uma menina bem segura de si

6 – Elogie apenas na medida certa. Sempre ressalte as virtudes, mas também aponto dos erros e defeitos. Só assim ela vai entender que é possível aprender e recomeçar.

menina-confiante

7 – Esteja presente. Ter os pais sempre de olho é muito importante. São eles quem vão apresentar para ela a realidade de maneira crítica, ao longo do dia-a-dia.

menina-confiante

8 – Esqueça os rótulos e sempre explique as diferenças. Desde cedo é importante que ela aprenda a se conhecer e reconhecer que pessoas são diferentes e possuem qualidades distintas.

-menina-confiante

9 – Incentive-a a cuidar de si mesma e do corpo. Incentive a boa alimentação e a pratica de esportes. Mas não permita que ela se compare a outras. Cada mulher é linda e especial, cada uma de sua maneira!

menina-confiante

10 – Ensine que felicidade não se compra. Ter bem materiais, brinquedos e sapatinhos é ótimo. Mas a autoestima se constrói nas relações humanas.

 

Fotos: Thinkstock

Matéria do site Universo Jatobá

Universo_Jatoba_-_Universo_Jatoba