Convidada Especial – Genis do blog “Mamãe de primeira viagem”.

Last Updated on 31/08/2012′ by Mães Brasileiras

Nossa convidada de hoje é uma Mamãe professora e que tem sempre muitas dicas importantes para passar para as Mamães ….
Genis….tem o blog “Mamãe de primeira viagem”….
Fiquem com seu lindo texto ….
 
 
Tendo tempo com qualidade com os filhos
Com a vida corrida, onde a maior parte dos pais trabalha, os filhos acabam passando parte do dia ou o dia inteiro em escolinhas ou com babás. 
Uma vez conversando com uma amiga, ela me disse que se sentia tão culpada por deixar seu filho o dia todo na escolinha que quando os dois estavam juntos e ele fazia alguma coisa “errada”, ela fingia que não estava vendo, só pra não chamar sua atenção. Esse sentimento de culpa atrapalha toda a educação, pois os pais acabam não colocando limites na criança.
Não adianta sentar e reclamar, achar que é a pior mãe do mundo porque seu filho fica na escolinha o dia inteiro ou agir como essa minha amiga. Para conseguir uma qualidade de relacionamento com os filhos é necessário paciência, organização e disciplina. E lembrando sempre que não é a quantidade de tempo que você passa com ele que o fará feliz, mas a qualidade desse tempo, mesmo que seja meia ou uma hora diária.
Quando estiverem juntos, esteja de corpo e alma, esquecendo os problemas do dia a dia, se entregando totalmente ao que você está fazendo com ele.
Meu filho tem 2 anos e 10 meses, então vou sugerir algumas dicas do que pode ser um tempo de qualidade com as crianças dessa faixa etária. Coisas simples que eu tenho em casa e funcionam muito bem com meu pequeno José Marcos.


– Kit escolinha: Tenha uma caixa ou qualquer outra coisa, onde você possa montar um kit escolinha com: cola, tesoura, revistas, massinha, folhas, giz de cera, canetinha etc. As crianças nessa idade adoram cortar, colar, brincar com massinhas… e são momentos deliciosos de descobertas e aprendizagem juntos. Meu filho pede para eu desenhar, ele pinta e também desenha e assim vai! Temos alguns cadernos onde “publicamos nossa arte” e também colo os trabalhinhos dele na parede do quarto.

 
 
 


– Hora da leitura: Não precisa esperar a hora de dormir pra contar histórias, história é bom em qualquer hora! Aqui em casa temos vários livrinhos e gibis. Ora eu conto, ora ele conta. É um barato!

 
– Preparando lanches juntos: José Marcos está naquela fase de “Eu sei fazer sozinho”, então ama ajudar a preparar os lanches. Organiza os biscoitos, passa patê nos pães, escolhe os talheres etc.
– Banho divertido: Uma coisa que não abro mão é a hora do banho. Adoro esse momento que além de desenvolver hábitos de higiene promove brincadeiras divertidas! O banheiro fica cheio de brinquedos!
– Jogos diversos: Jogos de montar, quebra cabeça, blocos etc. Passar bons momentos criando e recriando com os pequenos faz um bem danado! Invista em brinquedos educativos.
 
 
 

– Atividade extra: Se conseguir que seu filho realize alguma atividade extra como judô, natação, balé etc no horário que você possa levá-lo, ótimo! No meu caso, José Marcos faz aula de musicalização às sextas feiras à noite e eu consigo acompanhá-lo sempre.  Esse tempo que tenho passado com ele nas aulas está sendo muito enriquecedor pra nós dois. A cada dia que passa o conheço mais, conheço suas manhas, vontades, seu relacionamento com as crianças e adultos, o que tem medo e o que sente segurança… isso é muito importante!

 


– Passeios: Nos finais de semana você pode organizar um passeio legal. Isso não quer dizer que seja um passeio caro ou longe. Pode ser numa simples pracinha do bairro, a casa da vovó, uma ida ao cinema etc. Sair das quatro paredes é muito importante também, ainda mais que moramos em apartamento.

– Músicas, filmes, desenhos: Dançar, cantar, assistir desenhos e filmes juntinhos é bom demais! Só cuidado pra não passar o tempo todo com seu filho em frente à TV assistindo algo, mesmo que seja educativo. Interaja com ele, isso é o mais importante na qualidade do tempo em que passam juntos.



– Esqueça sua antiga casa: Seu filho nasceu e veio morar com você, certo? Então ele precisa também do espaço dele e das coisinhas dele. Sua casa nunca mais será a mesma, mas isso não quer dizer que será uma casa feia, bagunçada e sim, uma casa colorida e alegre.

 


– Beijos, abraços, cheiros: Afetividade, carinho, muito carinho! Ah, quem não gosta de receber carinhos? Gestos simples demonstram muito amor…

 

Me preocupo muito com a educação de JM, pois ele não caiu de paraquedas na minha vida! Ser mãe, foi uma decisão tomada à dois, e a todo momento eu sabia o quanto isso iria mudar a minha vida para sempre!
 
Conversar, brincar, alimentar, dar carinho, fazer dormir, tudo isso faz parte da minha rotina diária com JM. Isso não é por ser super mãe, até porque eu não sou, mas por fazer parte da minha obrigação como mãe! Sim, ser mãe é ter obrigações e uma delas é ter qualidade de tempo com o meu filho!
E vocês, como tem aproveitado o tempo com os filhos?
Um grande abraço, Mamãe Genis




Posts Similares

7 Comentários

  1. Que linda, Genis! Adorei tudo por aqui! Muito aproveitado seu tempo com JM, que legal! Bom, aqui não é diferente: a Lara é meu tempo. Ela acorda é o dia é dela, tudo o que faço é pra ela. Não ligo se as pessoas me criticam me julgam ou dizem que não faço nada da vida. Eu sou feliz sendo mãe o tempo todo. Todo o resto…. se der, depois, a gente tenta fazer. BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

Deixe eu saber que você passou por aqui, comente!