Adriana Engelmeyer Bouzan

Asma e Bronquite

Sábado retrasado tivemos uma manhã proveitosa e repleta de conhecimento  a convite da
Boehringer Ingelheim do Brasil com as explicações da paciente e atenciosa Dra Leticia Orsatti.

Esclareceu vários mitos e com ela pudemos identificar e diferenciar o que é Asma e Bronquite.
E o melhor…..como estávamos no evento pedimos para as mamães enviarem dúvidas para serem esclarecidas por ela naquele momento.
Abaixo algumas respostas importantes e que tenho certeza que ajudará muitas Mamães por aqui….

Asma e Bronquite
Dra Letícia acompanhada pelas Mães Brasileiras

1 – Tenho várias … Quem tem crise de bronquite sempre tem? Tem que tratar pro resto da vida? Pratica de esportes? Asma e bronquite é igual? Alimentos podem desencadear crises? Existe mesmo bronquite alérgica?

Dra. Leticia Orsatti:
Vou começar a responder pela quarta pergunta… Asma e bronquite é igual?

Não. Mas a confusão existe porque ainda há preconceito com o termo asma. O termo bronquite, isoladamente, significa apenas inflamação dos brônquios. Bronquite crônica é quando uma pessoa tem tosse e catarro por mais de 3 meses por anos por 2 anos, geralmente associado ao tabagismo. Não precisa nem dizer que é bem raro uma criança ter bronquite crônica, concorda?

Alguns médicos, observando a inquietação gerada pelo termo asma, optam por usar “bronquite”, que no imaginário popular é algo mais leve e passageiro. Na maioria das vezes quando a mãe fala que a criança tem bronquite, na verdade é asma.

A prática de esportes deve ser estimulada para crianças com asma. Sempre respeitando os limites de cada criança pois alguns pacientes com asma menos controlada podem ter episódios de falta de ar induzidas por exercícios. Converse com o pediatra de seu filho.

Raramente crises de asma podem ser desencadeadas por alimentos. Quando a criança tem uma alergia alimentar comprovada (por exemplo, alergia a proteína de leite de vaca, a amendoim ou frutos do mar) a ingestão desses alimentos pode desencadear crises.

2 – Bebê que teve bronquiolite com 18 dias tem maior probabilidade de ser asmático?

Dra. Leticia Orsatti:
Sim, estudos mostram que cerca de metade dos bebês que tiveram bronquiolite podem desenvolver asma.

3 – Qual é o melhor tratamento para um bebê de 1 ano que já até ficou internado com bronquiolite aguda?

Dra. Leticia Orsatti:
A bronquiolite aguda é o primeiro episódio de chiado no peito de uma criança. O melhor tratamento para um bebê que teve bronquiolite deve ser discutido com o pediatra que o acompanha. Vai depender da frequência de crises de chiado e da sensibilidade da criança aos tratamentos disponíveis.

Já as medidas preventivas são gerais e podem ser tomadas. Vou escolher duas, dentre muitas, que considero as mais importantes para crianças “chiadoras”: vacinação anual contra gripe e evitar contato com fumaça de cigarro e fumantes.


4 -Meu filho teve Bronquiolite aos 9 meses, hoje com 7 anos ele é asmático?

Dra. Leticia Orsatti:
Não necessariamente. Se o episódio de bronquiolite foi único e depois disso ele nunca mais teve “chiado”, provavelmente ele não é asmático.


5 – Poderia perguntar sobre o tratamento da asma com vitamina D? Obrigada! Queria muito estar aí… Caçula asmática…

Dra. Leticia Orsatti:
Não podemos dizer que existe uma recomendação para o tratamento de asma com a vitamina D. Alguns cientistas descobriram que asmáticos com bons níveis de vitamina D tem crises menos graves e menos frequentes. Muita coisa ainda tem que ser estudada antes de fazer essa recomendação e não adianta passar na farmácia, comprar um vidro de vitamina D e começar a tratar a caçulinha, pois não temos nem a orientação de dose que serviria. Entretanto, pode colocar a princesa para tomar banho de sol, pois essa exposição é que “transforma” a vitamina D no nosso corpo em vitamina utilizável.


6 – Aqui uma das gêmeas herdou,pois sou asmática,mas não uso a bombinha com frequência só quando realmente sinto que vai atacar a bronquite,mas acho ótimo o uso com a inalação demorava demais para melhorar.


7 – Meu filho tomou muito predsim, seretide, duovent, singular. Hoje não toma nenhum e crise esporádica. Ele estar curado da asma?

Dra. Leticia Orsatti:
Não falamos em cura, pois asma é uma doença crônica. Você pode dizer que seu filho está com asma controlada. Parabéns, muito provavelmente porque você soube identificar corretamente todos os momentos em que ele precisou!

8 – Mostra como ver quando tá vazia a bombinha @maesbrasileiras , pois é muito comum não ter melhora por não saber ver se acabou o remédio! Bjs

Dra. Leticia Orsatti:
Muito boa pergunta.

Para ver se ainda há medicação na “bombinha”, a orientação é agitar o frasco. Se esse método não está funcionando, remova o aerossol do bocal plástico e coloque a bombinha em um vasilhame com água. O conteúdo do aerossol pode ser estimado pela observação de sua posição na água. Se o frasco afunda completamente, é porque deve estar mais de ¾ cheio. Se ele não afunda completamente e apenas o fundo do frasco fica aparente na superfície da água, o frasco está ½ cheio. Se o frasco fica com a maior parte para fora da água, “boiando”, é que está perto de acabar ou já acabou.

Asma e Bronquite

———————————————————————————————————————–

Um pouco mais do que aprendemos no dia…..

Bronquite seria a inflamação das vias respiratórias superiores (brônquios), causada geralmente por infecção (provocada por vírus, muito comum no inverno) e, por vezes, pela exposição a substâncias irritantes.

Os sintomas seriam…..

- Nariz pingando

- Irritação na garganta

- Cansaço

- Arrepios

- Dores nas costas e nos músculos

- Tosse

- Chiado no peito

Agora a Asma é uma doença caraterizada pelo afilamento das vias respiratórias, como resposta a alguns estímulos. Sua característica mais importante é a obstrução das vias respiratórias. A palavra asma vem do grego “asthma”, que significa “sufocante”. Trata-se de uma doença crônica que não pode ser prevenida, nem curada. No entanto, as crises podem ser evitadas quando se identificam e se evitam os fatores desencadeantes, como agentes alergênicos (ácaros, penas, pelos de animais) ou irritantes (fumo).

Os sintomas da asma são:

- Respiração sibilante

- Tosse seca

- Falta de ar

* Agradecimentos especiais a Dra Leticia Orsatti e aBoehringer Ingelheim do Brasil

Thanks! You've already liked this
  • http://www.blogger.com/profile/01690296218575914258 Patricia Charleaux

    Boas dicas, meu filho tem asma e graças a Deus com tratamento está bem controlada, as mamães que tem filhos asma´ticos dou a dica de fazer um bom tratamento com pneumologista que dá muito certo!bjs