3 Dicas para Incentivar a Escrita nas Crianças

3 Dicas para Incentivar a Escrita nas Crianças

Um lápis, giz de cera ou caneta nas mãos de uma criança logo vemos rabiscos em papeis, cadernos, livros, revistas, nas paredes de casa, moveis, etc. Sim é seu filho começando a desenvolver habilidades motoras para escrever. Esses rabiscos ao longo do tempo vão desenvolvendo a coordenação motora fina e começa a surgir letras e números. Para ele a escrita é uma atividade divertida e emocionante.
Cada criança aprende de maneira diferente, e por isso separei 3 dicas para incentivar a escrita nas crianças, mas tenha em mente que não é necessário forçar, apenas divida com ele alguns momentos e deixe a imaginação fluir.

3 Dicas para Incentivar a Escrita nas Crianças

Façam juntos
Hoje poucas pessoas escrevem cartas, e é uma excelente forma de exercitar a escrita e compreensão. Que tal convidar seu filho para te ajudar com a lista de supermercados? É uma ótima opção. Folha de papel e lápis. Façam a lista juntos. Seu filho vai aprender que a escrita é uma parte essencial da vida cotidiana.

Ajude seu filho a fazer letras e formar palavras usando materiais tais como areia ou glitter. A massa para fazer bolinhos funciona bem. Além disso, as letras podem ser comidas!

Ditar e escrever
Sugira que seu filho dite uma história para que você escreva. Procure temas fáceis e do dia a dia ou como, por exemplo: Sobre ir ao zoológico. Mesmo que seu filho ainda não saiba escrever, esta é uma excelente maneira de fortalecer a conexão entre o que está escrito e o que é dito.
Veja e descreva fotos de família ou de imagens em revistas e livros. Pergunte ao seu filho o que ele acha que as pessoas estão fazendo.

Faça um diário de fotos
Tire fotos de seu filho com seus amigos e familiares e monte um diário ou álbum. Peça seu filho para descrever a imagem (quem são as pessoas e onde estão) por fim, anote na legenda das fotos a “visão” do seu filho. Será uma ótima recordação para quando ele estiver maior.

Ao manter um diário, a criança aprende a “falar” de si mesmo por escrito.
Dê sugestões específicas. Encoraje-o a escrever sobre sua visita à casa de sua avó ou sua comida favorita.
Sempre respeite o tempo do seu filho, e lembre se de fazer outras atividades como , brincar, pular, cantar..Isso tudo faz parte desse aprendizado.

Imagem pinterest