Alimentação e seus nutrientes

Alimentação e seus nutrientes

Foto:
Fonte da imagem: Google

Todo mundo sabe da importância de comer bem: traz benefícios para a saúde, ajuda a nos manter ativos para realizar as tarefas do dia a dia e melhora até o humor. Uma alimentação saudável é aquela que reúne todas as substâncias químicas de que o corpo precisa para funcionar corretamente.Precisamos de vários nutrientes que são fundamentais no desenvolvimento humano, uma vez que possuímos hábitos alimentares saudáveis passamos diretamente aos nossos filhos e se estende por toda vida.

Então vamos conhecer mais sobre os nutrientes que precisamos ingerir e suas funções.

Nutrientes: são compostos essenciais para a nossa saúde que estão presentes nos alimentos. O ideal é mantermos sempre uma dieta variada e nutritiva. Isso significa que devemos comer frutas e hortaliças de diferentes cores, além de cereais, leguminosas, carnes magras e laticínios todos os dias.

Açúcares ou carboidratos: são os nutrientes que fornecem energia para nosso corpo.

Proteínas: são necessárias para o crescimento e reparação dos tecidos do nosso corpo, além de diversas funções como proteção contra doenças.

Gorduras: ajudam no desenvolvimento cerebral, regulam a temperatura do corpo e servem como reserva de energia.

Vitaminas: fazem parte de diversas reações do nosso organismo. Elas auxiliam o crescimento, a formação de ossos e dentes, fortalecem o nosso corpo contra doenças, entre outras funções indispensáveis ao nosso corpo.

Minerais: estão presentes na composição de nossas células e regulam nossas funções vitais.

Vegetais, frutas e cereais também são fontes de fibras que, apesar de não serem nutrientes, são muito importantes para o organismo. Elas auxiliam a digestão, sendo responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, diminuem a absorção de gordura, ajudam a reduzir a fome e a eliminar substâncias tóxicas do corpo.

Muitas vezes não há possibilidades de termos uma mesa com múltiplas escolhas, mas essencial ter nas refeições alimentos naturais como as folhas e legumes, evite a fritura, de preferência a sucos naturais e frutas.
Estar bem alimentado não significa uma quantidade exagerada de alimentos no prato, e sim uma divisão correta dos alimentos ingerindo número maior de proteínas e vitaminas, onde cada uma faz seu papel importante no nosso organismo.

Fonte da imagem: Google
Algumas mamães tem algumas dificuldades na alimentação dos pequenos, muitas vezes temos que usar a criatividade e montar pratos divertidos e coloridos que chamam a atenção deles. Vale a pena, pois breve eles farão tudo sozinhos e terão seus próprios hábitos e escolhas nos alimentos, pelo menos fizemos nossa parte em apresentar a eles o maior número possível de alimentos importantes a saúde e desenvovimento.

Fonte da imagem: Google

E como vocês tem lidado com a alimentação dos pequenos? Compartilhe conosco .