Alimentos com mais resíduos agrotóxicos

Alimentos com mais resíduos agrotóxicos

 

Você costuma se preocupar com a qualidade e cadeia produtiva dos alimentos que compra? Muitos vegetais, frutas e legumes acabam chegando à nossa cozinha com uma quantidade inadequada de agrotóxicos.

Abobrinha, alface, uva e tomate são os alimentos com maior quantidade de agrotóxicos, segundo o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, conduzido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O programa considerou os seguintes alimentos: abobrinha, alface, feijão, fubá de milho, tomate e uva.

As amostras foram coletadas em supermercados e feiras de todo o Brasil. Quase 2% dos alimentos têm mais agrotóxicos do que o indicado. Em 23% deles foram encontrados resíduos de produtos não autorizados para a cultura do alimento.

alimentos

 

Entre as 229 amostras de abobrinha, por exemplo, 48% foram consideradas insatisfatórias, sendo 45% por terem ingredientes ativos não autorizados. Ao todo, 18 tipos de agrotóxicos foram detectados nas amostras de 86 abobrinhas pesquisadas.

Em relação aos produtos de baixa toxicidade, a Anvisa estuda a possibilidade de ampliar a autorização de uso para um número maior de culturas, tanto para atender à agricultura convencional, como à orgânica. Seriam produtos à base de feromônios, fungos, bactérias e insetos predadores ou competidores destinados ao controle biológico de pragas e doenças.

Os dados revelam que amostras de algumas culturas apresentam resíduos de vários ingredientes ativos. Segundo o estudo, essa situação reforça a necessidade de melhoria na formação dos produtores rurais e o acompanhamento do uso de agrotóxicos na agricultura brasileira.

Isso é realmente muito preocupante. Para quem tem crianças pequenas em casa, em época de introdução de novos alimentos preocupa muito. Afinal,  procuramos oferecer os melhores alimentos aos nossos filhos.   Estamos de olho!

Nota: Lembrem-se de lavar bem os alimentos antes de servi-los.

Fotos: Thinkstock

Texto do Portal Universo Jatobá

http://www.universojatoba.com.br/maternidade/de-mae-para-mae/higienizacao-correta-de-chupetas-e-mamadeiras