Alimentos vermelhos e roxos que protegem o coração

Um cardápio rico em frutas, verduras e temperos antioxidantes é a pedida para prevenir infarto e outros problemas cardiovasculares.

  1. Cebola roxa: fonte de flavonoides previne ataque cardíaco. Seus compostos de enxofre têm ação anticoagulante e diminuem os níveis de triglicérides, o que evita o entupimento das artérias.
  2. Pimenta vermelha: é vasodilatador – bom para o coração e sistema circulatório. Ainda fornece vitaminas A, C, E e B6, além de licopeno, betacaroteno e betacriptoxantina -, que protegem contra o câncer de pulmão e de próstata.
  3. Maçã vermelha: tem pectina – fibra que reduz os níveis de colesterol e evita a inflamação das artérias. A casca contém ainda polifenóis, antioxidantes que retardam o envelhecimento.
  4. Tomate: seu principal ingrediente é o licopeno, que diminui o colesterol ruim. Tem também boa quantidade de potássio e vitamina C, que garantem o bom funcionamento do coração.
  5. Cereja: os flavonoides protegem contra doenças cardiovasculares. Suas fibras e vitaminas A e C controlam os níveis de colesterol, previnem a arteriosclerose e defendem as células cardíacas da ação dos radicais livres.
  6. Beterraba: o legume baixa a pressão alta, minimizando o risco de infarto. Ainda tem ação anti-inflamatória e está cheio de antioxidantes excelentes para o corpo.
  7. Repolho roxo: é repleto de vitamina C e antocianina, que afastam o risco de infarto e diminuem os níveis de colesterol.

Fonte: Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo, do Hospital do Coração (HCor) de São Paulo