Aproveite seu 13 Salário

Aproveite seu 13 Salário

É uma grande alegria, porém já tem muita gente de olho no seu dinheiro, antes mesmo de você, o que faz necessário redobrar os cuidados com seu bolso, senão, essa premiação de final de ano, passa a entrar no orçamento apenas para pagamento de dívidas.

É fundamental colocar seu fluxo de caixa em dia.  Saber cada valor que entra e sai de sua conta, e onde está sendo cada valor, é a lição número 1 para a saúde financeira.

13 salario

13 salario

Infelizmente se há dividas, tente quitar com essa parcela, a fim de não entrar em empréstimos que podem comprometer seu novo ano, que está por vir.

Se a dívida ultrapassa o valor de seu 13°, tente negociar.

Com relação as compras, a inflação roubou mesmo nosso poder de compra, portanto, é importante começar agora, fazendo uma lista e pesquisar dentro de seu orçamento. Deixar para depois nos leva a comprar por impulso e gastar o que não podemos.

Aproveite a Black Friday e tente encaixar o máximo de presentes nessa ocasião.

Comprar pela internet diminui bastante o valor do produto, na maioria das vezes, uma vez que não há uma equipe a ser paga e a locação de imóvel.

13 salario

13 salario

Comprar por atacado também pode ser uma grande jogada! Dependendo do caso, vale a pena padronizar o presente como camisa, agenda ou maquiagem, afinal é apenas uma lembrança de gratidão pelo bom ano vivido.

Ainda com relação ao 13°, caso esse ano tenha sido comprometido com dívidas, procure reorganizar seu orçamento, deixando separado um valor a ser investido exatamente para as compras de presentes de final de ano, festas de confraternização e os gastos de início de ano.

13 salario

Todo ano é a mesma coisa, portanto é importante planejar. Se 2015 não foi possível iniciar essa educação financeira, já se programe para 2016, e isso deve se iniciar agora, no fim desse ano, assim você conseguirá aproveitar seu 13° com qualidade, como em uma viagem, trocando um bem que você queira, ou mesmo investindo para seu futuro.