Atenção aos medicamentos para melhorar o desconforto dos primeiros dentes

Atenção aos medicamentos para melhorar o desconforto dos primeiros dentes

Quando falamos de dentes nascendo, bebê incomodado, sempre ouvimos dizer que existem  medicamentos para aliviar os sintomas.  Mas estamos aqui para lembrar que alguns “medicamentos” são proibidos pois neles contém benzocaína.

Portanto Mamães queridas: leiam as bulas dos remedinhos que darão ao bebê, se estiver escrito benzocaína, não use!!!!

Prefira produtos naturais como camomila.

Esse é o tipo de informação verdadeira e devemos divulgar para todas as Mamães..

Abaixo os medicamentos que contem na fórmula, benzocaína. MUITO IMPORTANTE A LEITURA !!!!!

Atenção aos medicamentos para melhorar o desconforto dos primeiros dentes

*O surgimento dos dentes na boca do bebê acontece gradualmente, normalmente aparecem os primeiros dentes de leite entre os seis e oito meses, e os últimos por volta dos dois anos e meio (mais ou menos). São no total vinte de leite. Não existe consenso na literatura sobre a presença dos sintomas durante a erupção dental, algumas pesquisas relevam que há alterações, outras que ocorre outros fatores na mesma época. Clinicamente, as mãe relatam com freqüência uma irritação local, o bebê quer mastigar tudo, morder, coçar a região. Muitos bebês podem dar trabalho para dormir, ficam mais “chorões”, como algo os estivessem perturbando. Lembrando que a erupção dos dentes é um processo natural. Contudo, alguns bebês apresentam no local o chamado cisto de erupção, onde o local fica mais inchado, podendo ficar roxo (como hematoma). Neste caso há necessidade de consulta especializada para o diagnóstico diferencial e procedimento quando necessário. Nestes casos poderá haver um desconforto real. Na maioria das vezes, estes cistos desaparecem espontaneamente, mas poderão necessitar de intervenção odontológica. Caso haja outra sintomatologia, como febre, diarréia, assaduras e brotoejas os pais devem consultar o médico pediatra, pode haver outra causa. Dicas: Massagens no corpinho para relaxamento massagem local para alívio estímulo da mastigação uso de mordedores apropriados alimentos frios ou gelados

Produtos com anestésico a base de benzocaína são contra-indicados

Produtos a base de benzocaina não deve ser usado em crianças com menos de 2 (dois) anos de idade. Os rótulos dos produtos comercializados atualmente não contem advertências sobre o risco de meta hemoglobinemia, embora o uso de benzocaína pode causar esse estado grave.

*Dra. Dóris Rocha Ruiz

Imagem: popsugar.com