Bebê gripado ou resfriado – Quais são os sintomas, o que fazer?
Last Updated on 25/07/2022′ by Flavia Miranda
Bebê gripado ou resfriado – O pior resfriado que uma mãe ou pai experimenta não é o próprio resfriado, mas o primeiro resfriado do bebê. Infelizmente, os bebês que nascem nos meses de outono e inverno geralmente pegam seu primeiro resfriado mais cedo do que um bebê nascido durante a primavera e o verão
.O resfriado comum é causado por vírus, ou germes, que infectam o nariz, a garganta e os seios nasais. Os bebês ainda não construíram seu sistema imunológico para combater todos esses germes. Este artigo apresenta sintomas, “tratamento” e prevenção do resfriado comum em bebês.
Como os bebês pegam um resfriado?
O resfriado comum é causado por vírus, ou germes, que infectam o nariz, a garganta e os seios nasais.
Os germes frios se espalham facilmente. Os bebês estão continuamente tocando em coisas que podem conter germes, como nariz, olhos e boca.
Os bebês também colocam coisas, como brinquedos, na boca e tocam outros bebês enquanto brincam. Os vírus do resfriado podem viver em objetos por várias horas e podem ser apanhados nas mãos de outros bebês que tocam no mesmo objeto. Se um bebê tocar em algo que tenha germes, depois tocar sua boca, olhos ou nariz, os germes podem infectar o bebê.
Pais e cuidadores que regularmente pegam uma criança, trocam fraldas e alimentam o bebê também podem pegar o vírus do resfriado e passar os germes para o bebê.
Alguns vírus do resfriado podem se espalhar pelo ar quando um bebê doente tosse ou espirra. As gotículas que transportam os germes do resfriado da tosse ou espirro podem atingir o nariz ou a boca de outro bebê.
Bebê gripado ou resfriado
Por que os bebês pegam tantos resfriados?
Existem mais de 100 vírus de resfriado diferentes. Os bebês ainda não construíram seu sistema imunológico para combater todos esses germes. Antes de completar 2 anos, um bebê pode ter de 8 a 10 resfriados por ano. A maioria dos resfriados são vistos no outono e inverno. Isso porque as crianças estão mais dentro de casa e em contato próximo com outros bebês e cuidadores que podem ter o vírus do resfriado.
Quais são os sintomas do resfriado comum em um bebê?
Os sintomas de um resfriado em um bebê incluem:
- Coriza ( nariz escorrendo, a secreção pode começar clara; depois, torna-se mais espessa e pode ser cinza, amarela ou verde)
- Espirros
- Febre (38,3-38,9 graus Celsius)
- Perda de apetite
- Aumento da baba por causa da dor de garganta e dificuldade em engolir
- Tosse
- Irritação
Como os sintomas do resfriado diferem dos sintomas da gripe ou de alguma outra doença?
Se o seu filho tiver algum dos seguintes sintomas, ligue para o seu médico. Esses sintomas podem significar que o bebê tem algo mais sério do que um resfriado:
- Febre em uma criança de 2 meses ou menos
- Dificuldade em respirar (especialmente se as narinas do bebê se alargarem a cada respiração), chiado , respiração rápida ou costelas aparecendo a cada respiração
- Lábios azuis
- Não comer ou beber, possível desidratação
- Dor de ouvido
- Excesso de irritabilidade ou sonolência
- Uma tosse que dura mais de 3 semanas
- Se o bebê ficar mais doente
Como os resfriados comuns em bebês são tratados?
Não há cura para o resfriado comum. A maioria dos resfriados desaparece por conta própria após cerca de sete a 10 dias e não se transforma em algo mais sério.
Antibióticos não podem ser usados para tratar resfriados. Às vezes, as crianças podem desenvolver complicações de bactérias, como uma infecção no ouvido ou pneumonia , e os antibióticos podem ser usados para tratar essas doenças. Não dê ao bebê remédios para tosse e resfriado sem receita médica, a menos que o médico prescreva.
Bebê gripado ou resfriado
Para tratar um resfriado comum em bebês:
- Mantenha o bebê confortável.
- Dê líquidos ao bebê. Para bebês de 6 meses ou menos, deixe-os beber leite materno ou fórmula. Aos 6 meses, o bebê também pode tomar um pouco de água.
- Deixe o bebê descansar bastante.
Como a maioria dos bebês não conseguem assoar o nariz até os 4 anos, esses métodos podem ajudar a aliviar o nariz entupido do bebê:
- Use soro fisiológico e sucção . Cerca de 15 minutos antes de uma mamada, use algumas gotas de soro fisiológico para soltar o muco nas narinas do bebê. Aspire o líquido e o muco alguns minutos depois com o bulbo de borracha. Isso limpará o muco do nariz do bebê e permitirá que ele respire e mame ao mesmo tempo.
- Passe hidrante na parte externa das narinas do bebê para reduzir a irritação. Não bloqueie o interior das narinas do bebê. (A menos que o médico recomende, não use sprays nasais no bebê. Eles podem funcionar um pouco, mas piorarão a congestão com o uso contínuo.)
- Use um umidificador ou vaporizador para umedecer o ar no quarto do bebê. A névoa limpa e fria ajudará a umedecer o ar e diminuir o ressecamento das vias nasais e da garganta do bebê. Limpe e seque bem o umidificador antes de usá-lo para se livrar de bactérias ou mofo que possam ter se acumulado no dispositivo. Não use vaporizadores de água quente devido ao risco de queimaduras.
- Faça a nebulização Esse pode ser um processo um pouco demorado, mas é bastante efetivo.
- Faça a nebulização no chuveiro . Se um umidificador não estiver disponível, ligue o chuveiro no modo quente/inverno e feche a porta do banheiro para que o vapor se acumule dentro do cômodo. Depois, desligue o chuveiro e fique com o bebê no ambiente por cerca de 15 minutos. Não deixe o bebê sozinho no banheiro! Dar ao bebê um banho quente também pode funcionar.
Os bebês podem continuar suas atividades normais, se parecerem bem o suficiente para fazê-lo. Se eles tiverem febre ou complicações, é melhor mantê-los em casa.
Se o bebê estiver na creche, informe o cuidador sobre quaisquer sintomas que o bebê tenha. Certifique-se de fazer um plano sobre quem estará disponível para ficar em casa com o bebê se o bebê estiver doente.
Como se pode prevenir resfriados em bebês?
A melhor maneira de evitar que um bebê pegue um resfriado é mantê-lo longe de pessoas resfriadas. Se possível, mantenha o bebê em casa. Um vírus que causa uma doença leve em uma criança mais velha ou em um adulto pode causar uma doença mais grave em um bebê.
A lavagem das mãos é a maneira mais importante de reduzir a propagação de resfriados:
- Adultos que têm contato com bebês e crianças pequenas devem lavar as mãos após tossir, espirrar ou limpar o nariz.
- Lave as mãos depois de tocar em alguém resfriado.
- Depois de limpar o nariz do bebê, um adulto deve lavar as mãos e as mãos do bebê.
- Limpe os brinquedos regularmente e evite compartilhar brinquedos que os bebês colocam na boca até que os brinquedos sejam lavados.
- Se água e sabão não estiverem disponíveis, use lenços umedecidos ou desinfetantes para as mãos à base de álcool. (Certifique-se de manter os desinfetantes para as mãos longe das crianças. Eles podem ser prejudiciais se ingeridos.)
Mantenha o calendário de vacinas do bebê em dia. Vacinas podem ajudar a prevenir algumas das complicações, como infecções bacterianas nos ouvidos ou pulmões.
A vacina contra a gripe, ou influenza , é recomendada todos os anos para bebês com pelo menos 6 meses de idade. A injeção protege contra a gripe, mas não contra outros vírus respiratórios.
Quando um médico deve ser chamado quando um bebê está resfriado?
Ligue para um médico ou leve o bebê a um pronto-socorro se o bebê:
- Tem dificuldade para respirar
- não está comendo
- Está vomitando
- Tem febre (38,5 graus Celsius, ou superior)
Imagens: Meu Arthur Bebê – Arquivo pessoal