Bolo de tapioca, bolo de mandioca ou Mané pelado – É tudo a mesma coisa! Receita

Bolo de tapioca, bolo de mandioca ou Mané pelado – Receita

Toda vez que penso no que fazer com mandioca (aipim, tapioca) ralada, eu sempre acabo fazendo o bolo de tapioca, o tradicional Mané Pelado . Honestamente, não consigo pensar em mais nada. Receita de família mineira, ( sim eu tenho um pé na Minas Gerais)  peguei em  um caderno de receitas ( dos anos 70) da minha tia mãe . Enquanto eu olhava através de seu caderno, lembrei de quando era pequena, e do cheiro que vinha da cozinha dela, e de como eu achava engraçado o nome, Mané Pelado!

Para quem não conhece, essa delícia é um bolo feito à base de mandioca, muito consumido nas cidades mineiras. Diz a lenda que o nome “Mané Pelado” vem do fato de um mané (capiau) colher a mandioca sem roupa, por causa do calor e para não sujar a roupa de terra. Na verdade, cada um conta uma história diferente para a origem do nome. Passado de geração para geração é um bom companheiro para o café da manhã e o lanche da tarde. É também uma receita tradicional de festa Junina

Vamos a receita de bolo de tapioca ( Mané pelado)

Ingredientes:

1 kg de mandioca ralada
3 xícaras de leite (ou se preferir, 2 ½ de leite e 3 colheres de creme de leite)
4 ovos inteiros
3 colheres de óleo
2 colheres de manteiga
100 gr de coco ralado
100 gr de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 garrafa de leite de coco (200 ml.)
1 pitada de sal
Canela e açúcar refinado para polvilhar

 

Bolo de tapioca

Bolo de tapioca, bolo de mandioca ou Mané pelado

Rale a mandioca depois coloque a massa sobre um pano de prato e torça bem para tirar um pouco da água da mandioca e reserve. Na batedeira bata bem os ovos e acrescente os outros ingredientes (menos a mandioca) bata um pouco e incorpore essa mistura à massa de mandioca, acrescente o fermento, misture delicadamente e coloque numa forma untada, leve para assar em forno pré aquecido a 180º por uns 40 minutos ou até doura por cima. Retire, polvilhe com canela e açúcar, deixe esfriar e sirva.

É delicioso!!