Como fortalecer o abdomen depois do parto

Como fortalecer o abdomen depois do parto

Para fortalecer o abdomen depois do parto, você pode fazer exercícios simples para a barriga durante 30 minutos por dia e manter uma postura correta, mas em alguns casos pode ser necessário recorrer à abdominoplastia para costurar os músculos abdominais.

Geralmente, depois do parto é normal a barriga ficar mais flácida, em algumas mulheres pode ocorrer uma situação chamada diástase abdominal, em que os músculos abdominais ficam muito separados, deixando a barriga muito flácida, causando dor nas costas e prejudicando a coluna.

Para a mulher ficar com o abdomen mais duro e forte é importante:

1. Fazer exercícios

Para fortalecer a barriga, existem vários exercícios que ajudam a aumentar a força dos abdominais e a diminuir a abertura entre os músculos da barriga, como:

Exercício 1: Deitar de costas com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Estenda os braços acima da cabeça, mantendo as mãos entrelaçadas. Levantar a cabeça e os ombros do chão, sem mover o queixo em direção ao seu peito.
• Retorno ao início e repita.

abdomen depois do parto

Como fortalecer o abdomen depois do parto

Exercício 2: Deitar de barriga para cima, com os pés apoiados no chão e com os joelhos dobrados e os braços ao longo do corpo. A mulher deve levantar o quadril para que o corpo fique apoiado apenas nos pés e ombros, durante o máximo de tempo que conseguir. Ao mesmo tempo, deve realizar a contração do períneo. Veja como fazer esta contração em:

 

Exercícios de Kegel.

​Para fazer os exercícios de Kegel deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Esvaziar a bexiga;
  2. Identificar o músculo pubococcígeo: para isso, tentar interromper o jato de xixi enquanto urina;
  3. Voltar a contrair o músculo pubococcígeo depois de urinar para se certificar que sabe contrair o músculo corretamente;
  4. Realizar 10 contrações seguidas do músculo;
  5. Relaxar por alguns instantes;
  6. Retomar o exercício, fazendo, pelo menos, 10 séries de 10 contrações todos os dias.

Os exercícios de kegel podem ser realizados em qualquer posição, seja sentada, deitada ou de pé, e pode inclusive ser realizado com o auxílio de bolas de ginástica. No entanto, é mais fácil iniciar estando deitada com as pernas dobradas.

 

abdomen depois do parto
Exercício 3: Com um espelho ao lado, ficar na posição de 4 apoios, enquanto se vê no espelho e ir tentando manter as costas retas. Para isso precisa de fazer uma ligeira contração do abdômen.

abdomen depois do parto

Como fortalecer o abdomen depois do parto

Em caso de parto normal, os exercício podem ser iniciados 2 semanas depois do parto. Já em caso de cesariana, só deve ser iniciado 6 semanas após o parto, podendo ser feito cerca de 30 minutos por dia.

Quando a mulher já se sente confiante e não tem dor no abdômen, pode fazer outros exercícios como a prancha, a ponte e até os abdominais tradicionais. Além disso, pode caminhar, fazer alongamentos, ioga ou Pilates, por exemplo. Veja mais em: Exercícios para o pós-parto.

Como fortalecer o abdomen depois do parto

2. Moderar o uso de cinta abdominal

A mulher pode usar a cinta abdominal já que lhe dá- mais segurança ao movimentar e melhora a aparência da silhueta. Porém, deve evitar a cinta o tempo todo, durante a prática de exercício físico e enquanto dorme, pois impede que os músculos da barriga se contraiam retardando a recuperação.

3. Manter uma boa postura

Para a barriga ficar mais dura é necessário manter diariamente uma postura corporal correta, mantendo a barriga contraída, fazendo força na zona abdominal e, levando o umbigo para as costas. Essa contração deve ser mantida constantemente, como se a mulher estivesse encolhendo a barriga ligeiramente.

6. Recorrer à cirurgia (ultimo caso)

Quando a mulher mantém o abdômen muito flácido e tem dor nas costas, mesmo fazendo exercício físico, mantendo uma boa postura e moderando o uso da cinta, pode ser necessário realizar uma abdominoplastia.

Nesta cirurgia, além de se costurar os músculos da barriga, reposicionando a parede abdominal, também é removido o excesso de pele e gordura da barriga.

 

 

Marcelle Pinheiro (Fisioterapeuta)