Como higienizar e cuidar dos brinquedos

Como higienizar e cuidar dos brinquedos

É tão importante quanto manter limpo o ambiente onde eles circulam, é higienizar os brinquedos que eles se divertem.

Além da higiene do quarto, chão, berço, cortinas e tapetes, são fundamentais dos brinquedos também, pois sempre caem no chão, e depois vão direto para boca, permitindo o bebê ou a criança ter contato com micro organismos que podem causar doenças e alergias.

Na hora de comprá-los, os pais deveriam priorizar os que podem ser higienizados, diz o pediatra Gastão Pereira Cordeiro Ferreira, do Hospital Infantil Pequeno Príncipe, em Curitiba.

Veja como manter esses objetos livres de sujeira:

  1. Limpe os bichinhos de plástico com um pano umedecido com vinagre pelo menos uma vez por semana.
  2. Brinquedos que não podem ser lavados nem limpos, como os de pelúcia, devem ser envolvidos com celofane pelo menos nas primeiras semanas. Assim, evita-se o acúmulo de pó, um desencadeante de alergias.

Importante manter a caixa organizadora ou baú higienizado na medida em que lavam os brinquedos, pois de nada adiantará se ambos não estiverem limpos. Manter a organização dos brinquedos é importante e facilita.

Como manter a organização?
Na hora de guardar separar em caixas organizadoras marcando a que se refere:

  1. Separar os livros
  2. Brinquedos pequenos ( educativos, montar, colorir)
  3. Brinquedos grandes (bonecas, carrinhos)
  4. Os eletrônicos que utilizam pilhas (muito cuidado para as pilhas não vazarem)

O ideal é separar os brinquedos que não estão sendo mais utilizados (devido à faixa etária) e se preferir faça uma doação (de repente próximo a você pode ter uma criança ou instituição que precise), elimine aqueles que estejam sem condições de uso ou quebrados.

Hoje exitem várias opções de caixas organizadoras com valores acessíveis e tamanhos diferenciados, mas para quem dispõe um pouco mais de espaço e $ existem uns armários lindos e deixam o local organizado e aconchegante para as crianças.
Desse modo estaremos contribuindo atentamente com a saúde dos nossos filhos e prevenindo doenças e alergias. Sem contar que estão aprendendo a ser organizados também desde cedo.
Tudo é questão de hábito, tratando da saúde e bem estar deles, creio que vale a pena esse esforço.

E você, como organiza os brinquedos do seu filho? Compartilhe