Como preparar um bom café tradicional caseiro

Como preparar um bom café tradicional caseiro

Nada como um cheirinho de café passado na hora… Nada melhor que o aroma do café quentinho recém preparado se espalhando pela casa… E não precisa ser feito em máquina de café expresso.

Mas como fazer um bom café?

Como preparar um café tradicional caseiro

(imagem reprodução: Ator desconhecido)

Daqueles que a gente toma nas cafeterias ou em casas do interior do de fazenda, que a gente vê o grão torrado se transformar em pó (o aroma é quase perturbador) e torce para que a água passe logo pelo coador de pano já amarronzado de tanto café que já tirou.

A ideia para escrever esse post veio de uma entrevista que assisti e que me deixou cabreira, pois segundo a barista, é impossível tirar um bom café com o café que a gente compra no mercado… (oi?)

Para preparar um bom café em casa se você for como a maioria das pessoas que não tem um moedor de café em casa ( :/ ) basta seguir algumas dicas para um bom café:

1. O pó de café:

Marca: Escolha uma marca que possui certificado de pureza e qualidade, o selo de pureza ABIC, facilmente verificado nas embalagens. Esse tipo de pó tem pureza garantida, significa que você não coará juntamente com o pó de café, pó de mato ou insetos triturados (eca), nem fezes de animais (eca).

Embalagem: As embalagens embaladas à vácuo (quadradas e compactas) são as capazes de conservar melhor as propriedades e, principalmente, o aroma e o sabor do café.

O tipo de pó: Para um sabor ‘normal’ de café opte pelo pó tradicional, não adianta ‘inventar’ com pós tipo ‘forte’, ‘suave’, ‘da fazenda’, etc. Isso tudo pode até funcionar, mas quer saber como fazer um café gostoso e tradicional, o nome já diz tudo… tradicional. Entretanto, optar pelo café orgânico fará você ganhar em qualidade, saúde e sabor.

Armazenando o pó: Para preservar o sabor e o aroma do café, guarde-o em recipiente de metal e dentro da geladeira.

2. O coador de café:

Há quem diga que o sabor do café fica melhor quando o café é coado em coador de pano. Eu, na verdade não noto diferença. Vamos juntos analisar esta questão… O coador de pano é feito com tecido algodão e sem tinta alguma, logo o pó não adquire ‘cheiros’, nem fiapos ou sabor diferente. Já os coadores de papel de mascas boas…. “peraí” que vou buscar uma embalagem…. Pronto! Na embalagem diz: Composição: 100% fibras celulósicas. Também é orgânica como o algodão, sem tinta e sem fiapos, logo, não tem diferença no sabor (*-*), além de ser Muiiito mais prático! Ah! o coador usado pode servir como matéria-prima para artesanato.

3. A água:

É fundamental que a água seja de boa procedência, se usar água da torneira, esta deve ser filtrada ou fervida previamente – já que a água do café não deve ser fervida. Se for usar água mineral, esta poderá deixar algum gosto no seu café.

4. A temperatura da água:

O ponto certo da água para fazer um bom café é no momento em que as ‘bolinhas miúdas’ (redundância intencional) começarem a se formar. Não deixe a água ferver.

5. A quantidade de pó de café:

Em geral, para agradar o paladar em geral, um café gostoso meça assim:

– 1 colher de sopa cheia de pó de café
– 250 ml de água quase fervendo

6. Como fazer um bom café, propriamente dito…

– Monte o coador em um bule ou recipiente de vidro limpos e sem odores
– Coloque a água para ferver
– Antes que ferva despeje um pouco de água para umedecer o coador
– Coloque 1 colher de sopa cheia de pó de café no coador
– Despeje a água sobre o pó, lentamente e sem mexer com colher (acredite! tem quem faça isso :/)
– Após passar o café pelo coador adoce a gosto, mas para um bom café não coloque muito açúcar, bastam 1 colher de sopa para a quantidade de pó acima.

7. Importante!

Nunca adoce a água que está fervendo…. Quem teve essa ideia? Aff!
Coloque o açúcar apenas no final, se você colocar antes de passar pelo pó, isso irá comprometer a passagem do pó pelas tramas do coador (papel ou pano ou fralda ou cueca velha – eca!)

8. Vá praticar e me chame para provar! (*-*)
9. Como fazer café expresso?

Já existem no mercado boas marcas de máquinas de café expresso. Adquira também um pó de café para café expresso.
10. Dá pra preparar um café gostoso em cafeteira elétrica?

Que me perdoem os baristas, mas dá, sim, já que estamos citando o café caseiro e não café expresso. No entanto, é preciso que a cafeteira seja regulada para que a água não ferva e que os recipientes onde são colocados a água e onde o café se deposite estejam limpos. Deixe um pouco da água quente passar pelo filtro antes de colocar o pó de café.*

Café, grande companheiro de longas conversas à mesa, a paixão é despertada pelo aroma e sabor inconfundíveis do pretinho que é feito de acordo com a preferência do freguês. Coado no saco, passado pelo papel, na máquina de expresso, na cafeteira italiana, no bule de latão, feito em chão de pedra, fogão a lenha, direto na xícara, no copinho de plástico ou servido em louça importada.

E aí? Já fizeram seu cafezinho da tarde?

Beijos

*Créditos: http://renatafraia.blogspot.com.br/2012/08/como-fazer-um-bom-cafe.html