Como Usar o Cartão de Crédito sem ficar endividada – O cartão de crédito, é um instrumento maravilhoso de consumo, desde que utilizado de maneira consciente

Como Usar o Cartão de Crédito

Tem gente que fica com cabelo em pé só de ouvir essa palavra!!!

O cartão de crédito nada mais é que um dinheiro eletrônico, mas muitas pessoas, seduzidas pela indústria do consumo, não se atentam ao que realmente tem, usando o limite do cartão, que nem sempre condiz com sua possibilidade de gastos.

Existem pessoas, acredito que a grande maioria ainda, que tem o cartão de crédito como um instrumento para gastos menos importantes, ou compras em geral, e utilizam aquela frase “esse é o dinheiro para o cartão”.

O cartão de crédito, que é um vilão para muitos, é um instrumento maravilhoso de consumo, desde que utilizado de maneira consciente. Aqui em casa, nosso dinheiro é o cartão. Utilizo muito pouco o dinheiro em espécie, e por essa razão, acabo gastando menos, uma vez que alguns estabelecimentos não aceitam cartão ou o fazem somente com um valor minimo estipulado (prática ilegal).

Pago quase todas as contas da casa e faço todas as compras através do cartão. De maneira consciente, pois feito um planejamento prévio, já sei o que devo gastar, só que ao invés de pagar com dinheiro, deixo o dinheiro guardado e pago com cartão. Assim, utilizo seus benefícios como prazo (as vezes parcelamento de compras sem juros), acumulos pontos para trocas em produtos e viagens, além da segurança, pois (com um pouco de dor de cabeça, claro) o banco se responsabiliza por fraudes e roubos.

O mais importante quanto ao uso do cartão é lembrar-se que ele é uma forma de pagamento e não um bônus financeiro, ou seja, você precisa ter o dinheiro em seu valor integral para pagar a fatura na data correta de vencimento.

Dessa forma, o cartão é grande aliado devido aos benefícios que citei acima.

Como_Usar_o_Cartão_de_Crédito_sem_ficar_endividada_2

Agora, quando seu uso é feito de maneira indiscriminada, como se o cartão fosse um dinheiro extra, ou quando não se tem o dinheiro para pagar a fatura de maneira integral, esqueça! É o pior dos pesadelos!

Os juros do cartão de crédito são os mais altos do mercado, cerca de 15% ao mês. O saldo residual segue para o mês seguinte, então os juros são acumulados, os famosos juros sobre juros, o que torna a dívida insalubre!

Se você tem uma dívida com cartão de crédito, esqueça tudo e hoje mesmo procure ajuda. Retire de seu investimento, ou faça empréstimo familiar, empréstimo consignado, até mesmo empréstimo no próprio banco é melhor que dever ao cartão. Salde essa dívida agora!

Como é sua relação com cartão de crédito?

Quantos cartões você possui?

Qual tipo de cartão você possui?

Que tipo de coisas você mais gosta de consumir?

Como_Usar_o_Cartão_de_Crédito_sem_ficar_endividada3

Respondidas essas questões, procure um cartão de crédito que atenda suas necessidades e passe a ter uma relação saudável com ele. Nós, por exemplo, geralmente trocamos nossos pontos do cartão por passagens aéreas. Mas há quem goste de livros, roupas, cosméticos, etc, e as empresas tem feito parcerias de fidelidade para trocas, além dos produtos no site da bandeira do cartão.

O cartão de crédito pode ser um grande parceiro neste momento de crise, basta saber utilizá-lo com consciência, lembrando sempre que ele é seu dinheiro, mas no formato de plástico.