Como Viajar ao Exterior com Dólar nas Alturas

Como Viajar ao Exterior com Dólar nas Alturas

Quem planeja viajar ao exterior certamente vai dormir hoje mais tenso. A moeda chegou a marca histórica de R$ 3,79 frente ao Real, a maior alta desde 2002.

Se a viagem é inadiável, não adianta desespero.

Como Viajar ao Exterior com Dólar nas Alturas3

Quem já se planejou há algum tempo e vem comprando a moeda, tem feito bom negócio, pois ao final de tudo, o cálculo do gasto é feito sobre a média, ou seja, verificando o quanto de moeda se comprou versus o quanto se pagou, mês a mês. Mesmo quem vai iniciar a compra da moeda a partir de agora, a indicação é a mesma, compre um pouco por mês.

Levar dinheiro em espécie é sempre bom, pois o gasto é anterior, sem surpresas para depois. Aqui a compra é feita em dólar turismo, não importando o objetivo da viagem. Há ainda a taxa de IOF (imposto sobre operações financeiras) que também incide na hora da compra, logo no banco ou casa de câmbio. Deve prestar atenção apenas aos valores permitidos para entrada em espécie, que varia de país a país.

Como Viajar ao Exterior com Dólar nas Alturas2

Não se esqueça de guardar todos os comprovantes até o ano seguinte, tanto para segurança quanto a moedas falsas, como também para declaração de impostos.

Existe também cartões pré pagos, onde você carrega com o valor que desejar, incidindo IOF e outras tarifas na hora do saque, variando de país também. O mesmo vale para cartão na função débito.

O cartão de crédito merece atenção especial. pois apresenta uma série de vantagens como prazo para o pagamento, acúmulo de pontos, segurança contra perda e roubo, seguro pessoal e de bagagem, além de outros, variando de cartão e bandeira, porém, há a flutuação do câmbio, pois pagamento é conforme a cotação do dólar do dia em que é paga a fatura: No fechamento da fatura incide a cotação, para efeito de acertar os valores em Reais, havendo cobrança adicional – aqui mora o perigo – ou estorno, conforme a variação cambial.

Como Viajar ao Exterior com Dólar nas Alturas1

Mesmo que a viagem seja para a América do Sul ou outro país, não tem como fugir, o dólar é quem manda na hora da moeda oficial, ou seja, tudo é convertido para o dólar americano comercial e depois convertido novamente para Reais.