Criança escovando os dentes – Autonomia com supervisão

Criança escovando os dentes

Não sei quantas empresas são fabricantes de escovas dentais; muito menos o total de cremes dentais, com suas químicas. Fio dental, enxaguatórios, água fluoretada. Enfim, diversos produtos de higiene bucal, com diferentes propósitos e indicações.

Vemos e lemos profissionais das mais diversas especializações defendendo uma ou outra marca, um ou outro produto.

Mas, com tantas opções ainda é assustadora a quantidade de crianças e bebês com dentes cariados que recebo diariamente em meu consultório. Percebo o empenho de diversos colegas pesquisadores, pesquisas excelentes, tentando relacionar a cárie, com a quantidade de flúor, tipo de escova, alimentação…

Crianca escovando os dentes

Criança escovando os dentes – Arthur – Imagem arquivo pessoal

 

Acredito sim serem todas válidas, mas minha observação clínica, de mais de 15 anos de odontopediatria com atendimento exclusivo aos pequenos, a diferença não está no objeto industrializado. Mas sim, EM QUEM executa a higiene nos dentes deles!

Meus pacientes com pais empenhados, dispostos que higienizam os dentinhos dos pequeninos, conseguem garantir a eles Uma Vida Sem Cárie. Isso porque as crianças não possuem a coordenação motora definida.

Punhos, mãos e dedos estarão definidos por volta dos 10 anos de idade. Ou seja, se eles escovarem os dentes sozinhos, farão o “melhor” que conseguirem, no entanto, esse melhor está LONGE de ser o ideal para oferecer Uma Vida Sem Cárie.

Sei que a tarefa de casa é difícil, bebês choram (pelo simples fato de não quererem ser manipulados), maiores reclamam…Exige muita determinação e paciência. Mas, garanto que é muito melhor ouvir reclamação para escovar que para curar os dentes.

Não permita que o sorriso do seu filho seja deteriorado por bactérias e choros! Ofereça o que há de melhor: SAÚDE e PREVENÇÃO! Escove os dentes dos seus pequenos e garanta dentes saudáveis no sorriso da sua criança.

www.dentistadecrianca.com.br

Seu filho caiu e quebrou o dente

 

Profa. Dra. Thelma Parada
Odontopediatra
@dentistadecrianca