Cuidado com a Dengue

 

Cuidado com a Dengue

E o mosquito que não dá trégua no país, dessa vez a epidemia esta localizada na região norte da cidade de Campinas (SP), segundo informações da Secretaria de Saúde, chegam a 17 mil casos, investiga 4 mortes e 1 e um óbito foi registrado.

Além da cidade de Campinas (SP), temos outros destaques onde os números aumentaram :

As cidades com o maior número são Goiânia (GO), 6.089; Luziânia (GO), 2.888; Aparecida de Goiânia (GO), 1.838;  Americana (SP), 1.692; Belo Horizonte (MG), 1.647; Maringá (PR), 1.540; São Paulo (SP), 1.536; Brasília (DF), 1.483; e Campo Belo (MG), 1.410. (informações retiradas daqui em Março/2014).

Lembrando que são dois tipos: Dengue Clássica e Dengue Hemorrágica como descreve a imagem abaixo.

dengueinfo

Precisamos cuidar e fazer nossa parte, e as recomendações são:

Aos primeiros sintomas da dengue (febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos), a recomendação do Ministério da Saúde é procurar o serviço de saúde mais próximo e não se automedicar. Quem usa remédio por conta própria pode mascarar sintomas e, com isso, dificultar o diagnóstico.

Para diminuir a proliferação do mosquito, é importante que a população verifique o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. Além disso, é essencial cobrar o cuidado do gestor local com ambientes públicos, como o recolhimento regular de lixo nas vias, a limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias.