Cuidados com os pés na gravidez

Os pés são os membros que mais sofrem com as ações de uma pessoa durante o dia, pois aguentam todo peso e carga do corpo. Sendo assim, todos sabem da importância de cuidar deles para que diversos problemas sejam evitados.

No entanto, quando a mulher se encontra na fase de gestação esse cuidado deve ser redobrado, visto que além de aguentar o peso da própria pessoa, os pés suportam o sustento da criança que se encontra dentro da barriga da mãe. Por isso, esse artigo irá mostrar os cuidados que as futuras mamães devem ter com os pés, evitando que dores, desconfortos e inchaços aconteçam.

E muitas mulheres têm paixões por sapatos, seja ele nos modelos rasteirinha, salto baixo ou salto alto, o desejo é sempre de estar na moda durante a gravidez. Isso é possível desde que estejam atentas as dicas e cuidados.

Faça exercícios regulares: As atividades físicas são extremamente importantes na vida de qualquer pessoa, porém para as mulheres durante a gravidez, os exercícios são fundamentais para manter uma gestação mais saudável. Essas atividades ajudam na circulação sanguínea, fazendo com o sangue circule adequadamente por todo o corpo, principalmente pelos pés e pernas, isso evita o inchaço dos membros. Além disso, auxilia no controle do peso e da pressão arterial, contribuindo para uma qualidade de vida e de gestação adequada.

Use meias elásticas: As meias de compreensão podem trazer certo desconforto, principalmente na época do verão, pois esquentam o local. No entanto, para a mulher que desejam evitar o inchaço das pernas, é importante o uso dessas meias, pois elas pressionam as veias periféricas, evitando o acúmulo de líquidos nos membros.

Cuidados com a alimentação: As pessoas sabem da importância de manter uma alimentação saudável para a saúde. Durante a gravidez, esses cuidados devem ser dobrados, pois a mulher necessita de mais nutrientes e vitaminas para ter uma gestação saudável e evitar que os pés fiquem prejudicados. Sendo assim, faça o uso de sal moderadamente, diminuindo o máximo possível, pois ele prejudica a saúde dos pés, fazendo com que os mesmos fiquem cada vez mais inchaço, prejudicando a circulação. Evite o consumo de frituras e refrigerantes, dando preferência para alimentos mais naturais e saudáveis. Jamais consuma bebida alcoólica.

Como cuidar dos pés

  • Faça uso de cremes especializados para diminuir o inchaço: Alguns cremes são produzidos para auxiliar na diminuição do inchaço dos membros.
  • Faça massagens após um dia de esforço e coloque sempre os pés para cima, auxiliando na circulação. Esses hábitos evitam o inchaço e contribui para a eliminação de dores na região.
  • Procure sempre acompanhamento médico, pois ele poderá indicar as melhores soluções para ter uma gravidez tranquila e uma qualidade de vida mais apropriada.

Sapatos baixos

Durante o dia, a mulher acumula diversas funções que exigem muito esforço. Geralmente nesse período a mulher precisa caminhar de um lugar para o outro, esforçando os pés e a coluna. Sendo assim, para as gestantes é fundamental evitar sapatos com saltos, pois proporcionam mais desconforto, por isso, é importante que durante as ações do dia, a gestante utilize sapatos sem saltos como rasteirinhas e tênis, pois assim, a mulher não prejudicará sua saúde e manterá os membros mais confortáveis e protegidos.
Existem modelos de sandálias baixas que oferecem a mesma beleza que alguns sapatos de saltos proporcionam. Além disso, há tênis que seguem as cores e estilos modernos que são muito admirados pelo mundo da moda e podem ser usados em diversas ocasiões, compondo muitos estilos.

Sapatos com saltos

Os sapatos com saltos são os mais apreciados pelo sexo feminino, pois deixam a mulher bonita, elegante e sensual. Porém, as mulheres grávidas podem se prejudicar utilizando esses modelos. Por isso, as gestantes devem usar esses calçados em momentos específicos, preferencialmente em ocasiões sociais mais sofisticadas que exigem um traje mais social. Sendo assim, é importante que as grávidas evitem saltos muito altos, escolhendo modelos com saltos moderados. Além disso, é fundamental permanecer mais sentada e usar algum tipo de transporte para chegar ao local e volta para a casa. Após o uso desses calçados, a mulher deve fazer massagens e descansar as pernas para evitar o inchaço e o surgimento de dores no local.

As dicas são apenas uma forma que você poderá adquirir diversas vantagens que proporcionam mais comodidade durante a gravidez como:

  • Evita que os pés e pernas fiquem inchados, proporcionando mais conforto para os membros.
  • As dores causadas pelos calçados podem ser evitadas.
  • Além disso, é comum surgir varizes durante a grávida devido ao uso de calçados inapropriados.
  • A mulher permanece mais calma e serena, pois não sentirá nenhum desconforto.
  • Ajuda na circulação sanguínea.

Lembre-se sempre consulte a opinião e os conselhos do seu obstetra, é preciso cuidar na saúde num modo geral, o corpo sofre grandes mudanças durante a gravidez, sentimos e vemos muitas dessas mudanças. E o cuidado com os pés, hidratação e o uso correto de calçados podem nos proporcionar com certeza uma gravidez mais tranquila, principalmente para as futuras mamães que trabalham.

Beijos
Cléo