DHA …..o que seria isso???

Terça feira o Mães Brasieliras participou de um evento realizado pela MeadJohnson que tinha como objetivo conscientizar as mamães da importância do DHA (Ácido docosa-hexaenoico- O ácido docosa-hexaenóico é um ácido essencialmente graxo do tipo omega-3. Quimicamente, é um ácido carboxílico. DHA é uma abreviatura em inglês que significa Ácido-Docosa-Hexaenóico.- fonte Wikipédia )

Confesso que já ouvi falar muito da importância da ingestão do DHA e comi muito peixe durante minha gravidez tanto que no final dela quase fiquei anêmica por falta da carne.

* Recomendação da ingestão de gorduras omega-3, propostas pelo Instituto de medicina dos Estados Unidos :

Quantidade recomendada de ômega 3 na gravidez e crianças
0-12 meses: 0,5 g/dia
1-3 anos: 0,7 g/dia
4-8 anos: 0,9 g/dia
9-13 anos: 1 g/dia (meninas) e 1,2 g/dia (meninos)
> 14 anos: 1,1 g/dia (mulheres) e 1,6 g/dia (homens)

Gravidez: 1,4 g/dia
Aleitamento materno: 1,3 g/dia

Mas exatamente para que serve na mulher grávida?

O Omega 3 desempenha um papel importante no processo de desenvolvimento e o crescimento do bebê, quando está no útero.

Ômega 3 é benéfica para:

O desenvolvimento do cérebro.

A formação da retina.

O desenvolvimento do sistema nervoso central.

Além disso, Omega 3 também é necessário para desfrutar de uma gravidez segura e saudável.

Reduz as chances de desenvolver pré-eclâmpsia.

Reduz o risco de sofrer de depressão pós-parto.

Minimiza as chances de ter um parto prematuro.

E para as crianças???

Estudos têm mostrado os benefícios proporcionados pelo consumo de ômega-3 em crianças com aprendizagem, problemas de comportamento e hiperatividade e concentração. ( sim…fui atras de vários estudos que comprovam a melhora da parte cognitiva das criancas que ingeriram DHA)

Onde encontro alimentos com ômega-3

A Maneira mais saudável e mais econômica de ingerir Omega-3 é uma dieta regular de peixes (atum, truta, sardinha, carapau, anchova e salmão),

Outros alimentos que contém ômega-3 (alface, soja, espinafres, morangos, couve de Bruxelas, repolho, abacaxi, amêndoas)

ATENÇÃO – 1

O DHA não faz milagres, seu filho PRECISA E DEVE ser estimulado desde cedo para que sua parte cognitiva desperte e se desenvolva
Os fatores ( BOA ALIMENTAÇÃO + ESTÍMULOS + AMOR) faz com que seu filho se desenvolva bem, feliz e com saúde

ATENÇÃO -2

A maior fonte de nutrientes e todos os outros benefícios esta inserida no LEITE MATERNO

ATENÇÃO -3

Atenção com cada produto consumido, atentos sempre para o rotulo verificando a quantidade se açucares e outros alimentos aqui no Brasil temos muitos produtos com marketing equivocado (bebida láctea com açúcar e vitaminas/outros aditivos) sendo vendida como “leite”.

ATENÇÃO – 4

Procure sempre o pediatra para que ele aconselhe qual o melhor alimento para seu filho

Agradecimentos especiais a Nutricionista e leitora do MB Michele Guinazi que mandou um email dando mais informações.

Azamigas Blogueiras