Dicas de como comprar o material escolar

Início de ano ou semestre  as papelarias e livrarias ficam lotadas de pais em busca de material escolar. Nesse período, os preços dos materiais escolares sobem consideravelmente se comparados a outras épocas do ano. Com isso, o gasto que se tem com os materiais escolares supera os demais.

O conselho é pesquisar ou reaproveitar o material que você tem em casa. Confira algumas dicas.

  • Antes de sair às compras, verifique os materiais que você tem em casa e veja o que pode reaproveitar
  • Comprar os materiais mais básicos e deixar para o período pós-volta às aulas para comprar os demais materiais é uma boa ideia, pois os preços tendem a cair.
  • Sempre melhor pesquisar antes de comprar, pois os materiais escolares sofrem variação de preço de uma papelaria para outra.
  • Pesquise também as marcas, pois uma menos conhecida pode oferecer materiais tão bons quanto os de marca famosa.
  • Evite levar seu filho para compra dos materiais, ele provavelmente vai optar por produtos da moda.
  • Fique alerta com a compra no cartão de crédito e no cheque especial.

É muito importante também que fiquemos atentos nos preços e a qualidade e segurança dos objetos escolares.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publicou uma portaria que permite a comercialização e fabricação de artigos escolares apenas com o selo de certificação de segurança do Inmetro. O objetivo é fornecer mais segurança aos pais durante a compra do material escolar.A multa de infração da norma varia de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. A nova regra entra em vigor a partir de 28 de fevereiro de 2015. (Fonte: A Critica).

Dicas de como comprar o material escolar1

         Transporte escolar

O transporte escolar é um serviço de transporte coletivo privado com a função de transportar crianças e jovens estudantes de suas casas às escolas. Regulamentado pela lei 10.154/86, tal serviço pode ser uma boa opção em casos onde os pais não podem levar seus filhos ao colégio por falta de tempo ou qualquer outro motivo.

Todo cuidado deve ser tomado para garantir a segurança e o bem estar dos pequenos. Antes de contratar pesquise se o motorista e o veiculo são cadastrados no DETRAN, e pergunte a outras mães sobre o serviço prestado. Você não é obrigado a optar pelo serviço que a escola oferecer.

Verifique todas as condições de higiene dos carros e se o número de cintos de segurança é igual ao número de crianças, evitando que as mesmas sejam transportadas em pé ou que o veículo tenha uma lotação maior que a permitida pela Lei.

Tenha sempre em mãos o telefone e endereço do motorista e estar atento para que tudo o que for combinado esteja escrito em um contrato. Se existe uma pessoa destinada a acompanhar as crianças no trajeto do veículo ao interior da escola.

Boas escolhas e compras.

Até o próximo post!

Imagens Pinterest