Dicas para cuidar da saúde desde bem cedo – Outubro Rosa

Dicas para cuidar da saúde desde bem cedo

Cuidar da saúde deve ser uma prioridade desde muito cedo, quanto melhor conhecer o corpo, maiores as chances de viver bem e perceber qualquer alteração física. Em todas as doenças, das mais leves as consideradas agressivas, o tratamento quando o diagnóstico é realizado logo no início dos sintomas, é mais rápido, eficaz e menos doloroso para o paciente.

Todas as dicas profissionais para os cuidados com a saúde, são unânimes na indicação e na importância de se criar bons hábitos para a prevenção de doenças. Primeiro porque todo o tempo e dinheiro investido para a manutenção de uma boa qualidade de vida é infinitamente inferior aos transtornos, tratamentos e situações dolorosas que uma doença pode causar. Segundo, o valor destinado aos cuidados com a saúde com atividade física, alimentação, lazer e tudo mais, não se compara aos custos com o tratamento e remédios, claro que mesmo uma pessoa saudável e bem cuidada pode contrair um vírus, desenvolver alguma doença autoimune ou outras, mas o organismo estará mais forte, por tanto, mais preparado para lidar com o tratamento.

Aproveitando para falar em específico sobre a saúde da mulher, o câncer de mama continua fazendo vítimas em todo o mundo, por isso as campanhas a cada ano são intensificadas para chamar a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção, especialmente no mês de outubro, mas durante todo o ano o câncer de mama é abordado.

Dicas para cuidar da saude desde bem cedo Outubro Rosa

Dicas para cuidar da saude desde bem cedo Outubro Rosa

A primeira dica é fazer o autoexame mensal nas mamas, desse momo fica mais fácil observar qualquer alteração e, caso surja algum nódulo ou alteração no mamilo, procure o médico para uma melhor avaliação.

Outro procedimento é realizar o exame de mamografia para saber como está a mama, esse é um procedimento importantíssimo, principalmente para mulheres com idade a partir de 40 anos, porém, conforme histórico da família ou por orientação médica, mulheres com idade inferior também pode fazer mamografia.

As dicas para cuidar da saúde desde cedo são bem simples e estão ao alcance de todos, sim, porque tanto homens como mulheres devem cuidar da saúde considerando as diferenças em relação a mama, no caso das mulheres e próstata nos homens.

Desde cedo é importante motivar as crianças atividade física, pode ser em forma de brincadeira para queimar energia e auxiliar na coordenação motora.

Na fase da adolescência é ótimo incentivar a prática de esportes coletivos como vôlei, basquete, futebol ou individuais se assim preferir, o importante é despertar o interesse para atividade física.

Ter atenção a alimentação, isso vale para todas as fases da vida, dar preferência aos alimentos mais ricos em vitaminas e sais minerais e reduzir alimentos gordurosos e açucarados.

Dicas para cuidar da saude desde bem cedo Outubro Rosa