Dicas para dar o primeiro banho de forma relaxante no bebê

Dicas para dar o primeiro banho

 

O primeiro banho do bebê é um momento super esperado e também assustador para alguns pais de “primeira viagem”.

É normal se sentir inseguro, afinal, tudo é novidade! E quando vamos dar o primeiro banho sentimos medo, vemos o bebê tão frágil, de certa forma, exige alguma habilidade. E as dúvidas são várias! Começando por, qual shampoo ou sabonete usar, como cuidar do umbigo, em que temperatura a água deve estar, como cuidar para que o sabão não entre em contato com os olhos do bebê, e por aí vai…

Eu nunca abri mão de dar o primeiro banho em cada um dos meus filhos, mesmo com alguma insegurança fui em frente. Mas, só com o tempo fui ganhando confiança e na medida em que isso acontecia, sentia meu bebê confiante e seguro. Finalmente a hora do banho se tornava um dos momentos mais aconchegantes e relaxantes do dia.

Fato, com o tempo, o bebê passa a ver o banho como um momento de diversão e vai adorar brincar na água e, então, o difícil vai ser tirá-lo de lá.

Para ajudar as grávidas e pais de “primeira viagem”, preparei algumas dicas de como preparar um banho gostoso e relaxante para o bebê.

Dá uma olhada nas dicas para dar o primeiro banho

Como preparar o banho

É muito importante preparar tudo com antecedência, para evitar deixar o bebê “tomando friagem”. Deixe todos os produtos necessários para o banho a seu alcance, além dos produtos de higiene, também deixe separada a roupa que o bebê irá vestir fralda, algodão, lenços umedecidos – Baby Dove é ótimo e os lenços são dobrados individualmente, conferindo maior facilidade ao puxar e evitando o desperdício, já que é liberando apenas um lenço por vez – toalha grande para garantir conforto e maciez na hora de secar o bebê. É essencial vestir o bebê logo após o banho e, de preferência, no mesmo ambiente. Faça o máximo para evitar mudanças de temperatura.

Além de verificar a temperatura da água, também verifique se as janelas e portas estão fechadas para evitar correntes de ar, mesmo que o clima esteja agradável para você, não significa que seja tão agradável e seguro para seu bebê. Escolha dar banhos no seu bebê nos períodos mais quentes do dia, entre 11 e 15 horas.

Como a pele do bebê é bastante sensível, é importante que as mãos estejam lavadas e que as unhas estejam curtas. Além disso, retire anéis, pulseiras e relógios das mãos.

Produtos de higiene 

Use sabonetes especialmente desenvolvidos para a delicada pele do bebê.

Dica: 

Sabonete Baby Dove Hidratação Enriquecida oferece hidratação para a pele entre um banho e outro, repondo a umidade e os nutrientes essenciais da pele perdidos no banho. Além de tudo, esse sabonete não agride a pele do bebê, garantindo hidratação, espuma delicada, cremosa e de fácil enxague. Com Baby Dove o banho é livre de lágrimas, pois todos os produtos são formulados para evitar irritações nos olhos dos pequenos.

O sabonete Baby Dove está disponível nas versões em barra ou líquida, na versão líquida ele é chamado ‘Da cabeça aos pés’. Todos os produtos Baby Dove foram testados por dermatologistas, oftalmologistas e pediatras, são hipoalergênicos, e com pH balanceado para todos os tipos de pele.

Dicas para dar o primeiro banho

Dicas para dar o primeiro banho

Passo a passo 

Dicas para dar o primeiro banho:

  1. Encha a banheira com água morna a teste a temperatura com a parte interna do braço onde a pele é mais sensível, a água deverá estar em temperatura agradável, com temperatura pouco mais elevada que a temperatura ambiente. Certifique-se que a banheira fique em uma altura agradável para você e que esteja bem acomodada para não forçar a coluna. Isso garantirá a você mais segurança ao segurar o bebê.
  1. Retire a roupa do bebê deixando-o de body ou fralda. Envolva-o em uma toalha.
  1. Primeiro limpe os olhos com algodão molhado em água, fazendo movimentos de fora para dentro. Retire então a toalha, o body, a fralda e siga para o banho.
  1. Para coloca-lo na banheira, passe o seu braço esquerdo pelas costas do bebê prendendo embaixo de seu bracinho esquerdo, de modo que a cabeça fique apoiada no seu antebraço. Segure firme, porém, sem exagerar na força. Coloque o bebê na água, apoiando o bumbum e as coxas do bebê na sua mão direita e só solte quando perceber que ele está calmo e confortável na banheira.
  1. Lave a cabeça e o rosto do bebê com a ponta dos dedos e palma das mãos em movimentos leves e circulares, apenas com as mãos molhadas, sem sabonete. Depois, com a mão livre e com sabonete líquido, lave o pescoço, tórax, abdome (não esquecer o coto umbilical), braços e pernas. Depois, vire-o de barriga para baixo. Para isso, use a sua mão direita que está livre para girar o bebê de modo que o seu braço esquerdo passe a apoiar o peito e o rosto da criança. Nessa posição, sua mão esquerda vai ficar presa embaixo do bracinho direito.

Lave as costas e, por último, o bumbum. Se acontecer do bebê fazer coco ou xixi na água, troque-a imediatamente.

  1. Retire o excesso de sabonete líquido do corpo do bebê, envolva-o em uma toalha grande e macia, depois coloque-o novamente no trocador.
Dicas para dar o primeiro banho

Dicas para dar o primeiro banho

Secando o bebê
Depois de tomar um relaxante banho, seque bem o  bebê, com uma toalha seca e bem macia. Se preferir, use toalhas com capuz são ótimos para proteger a cabeça do frio. As toalhas-fralda também são uma boa opção – escolha toalhas grandes podendo usar até três toalhas juntas, para garantir que absorva toda a água.
Para enxugá-lo, apenas encoste a toalha na pele do bebê, pois, como a pele é bastante sensível, esfregar pode irritá-la facilmente. Certifique-se de que tudo está seco, principalmente as dobrinhas entre as pernas e pescoço para evitar assaduras. Em seguida, faça a higiene do umbigo (se ainda não caiu) com hastes flexíveis, gaze e álcool 70%, sempre no sentido horário. Quando tiver certeza que ele está bem sequinho, vista-o rapidamente.
Com o bebê vestido, faça a higiene da orelha e da parte interna da narina com a toalha. Mas atenção, limpe APENAS a área externa, ou seja, visível.
Atenção
Evite usar óleos pós-banho. Alguns pediatras afirmam que esses produtos são fortes e podem (em alguns casos) descamar a pele ou o couro cabeludo do bebê, formar casquinhas e até causar alergias complicadas. Se acontecer, procure um especialista.
#ConfieNoSeuJeito
Fotografia: Seana Berglund
Selo Baby Dove

Selo Atual