Dicas para organizar a festinha do seu filho

Olá mamães! Preparar a festinha de aniversário do filho pode ser uma missão bem complicada. Tem que pensar em bolo, decoração, convidados e segurança para que os pequenos consigam se divertir bastante.

O Universo Jatobá reuniu algumas dicas bem bacanas para que você consiga se organizar e fazer uma festa inesquecível para o filho e seus amiguinhos.

  • 1 – QUAL A PRIMEIRA COISA A SER FEITA?

mães-Brasileiras-festa-filho1

 

Comece pela lista dos convidados. Só depois disso você saberá se é possível fazer a festinha em casa ou qual o tamanho do salão ideal para a comemoração.

Até os quatro anos, é importante que o convite dos amiguinhos seja estendido aos pais. Depois dessa idade já não tem problema não convidá-los.

 

3 – DESDE QUANDO PRECISO ME PLANEJAR?

Dicas_para_organizar_a_festinha_do_seu_filho

Com pelo menos dois ou três meses de antecedência é preciso já começar a pensar na festinha se ela for feita em casa. Em caso de reservar um buffet, o planejamento precisa ser feito pelo menos seis meses antes. Lembre-se que alguns locais são concorridos e encontrar uma data pode ser complicado.

4 – QUANTA COMIDA DEVO COMPRAR?

maes_brasileiras_festa_infantil

Os buffets ou a empresa contratada geralmente sabem fazer essas contas para você. Não se preocupe.
Se você mesmo for cuidar de tudo.Leve em conta a idade dos convidados. Crianças e idosos consomem menos que adultos e jovens. Considere que 2 crianças valem para um adulto.

Mas segue abaixo uma estimativa da quantidade de doces, salgados, bolos, bebidas e use também sua experiência:

Docinhos: 6 unidades por pessoa

Salgadinhos: 12 unidades por pessoa

Refrigerante: 600 ml por pessoa

Cerveja: 600 ml por pessoa (adulto)

Bolo: 100 g (1 fatia) por pessoa – lembre-se que os pimpolhos ou nao comem, ou devoram varias fatias!

Carne: 200 g por pessoa

Carne para churrasco: 400 g de carne, que voce pode dividir por picanha, linguiça, costela ou outro tipo de carne.

Arroz: 150 g de arroz cozido por pessoa

Massa: 200 g por pessoa

5 – O QUE DEVO SERVIR?

mães-brasileiras-festa-filho

Veja o horário da festa e se baseie nisso para o cardápio. Aposte em opções mais saudáveis, mas tudo bem acrescentar uma ou outra guloseima, afinal, as festas também são feitas para comer coisas mais calóricas. Veja se existe algum amiguinho do seu filho com alguma restrição alimentar. É importante agradar a todos.

6 – OS CONVITES

maes-brasileiras-festa-filho

Entregue os convites da festa entre 15 e 20 dias antes. Não tem problema nenhum usar o e-mail ou redes sociais para isso. Porém, telefone para todos os convidados para se certificar que todos ficaram sabendo do evento. Não se esqueça de um convite convencional para todos aqueles que ainda não são adeptos das redes sociais.

7 – A DECORAÇÃO

ORGANIZAR_A_FESTA_DO_FILHO_MAES_BRASILEIRAS

Os pais devem escolher a decoração das festinhas nos primeiros dois anos de vida do pequeno, porque ele ainda não sabe o que pedir. Por isso, prefira uma decoração com temas mais gerais, balões coloridos, flores, animais. Depois disso, siga a escolha do filho.

8 – ANIMAÇÃO

 

 

festa-filho

 

Contratar monitores de atividades é uma ótima opção e as crianças adoram! Caso a grana esteja curta, organize uma dança da cadeira e qualquer outra brincadeira dessas antigas, mas que ainda fazem parte de uma infância feliz.

9 – TRILHA SONORA

festa-filho

Repetições acabam com qualquer festa. Aposte numa seleção que conte com músicas adultas e infantis. Você pode mesclar um MPB com as clássicas cantigas de roda, por exemplo.

10 – LEMBRANCINHAS

lembrancinha-maes-brasileiras-festa-filho7

A imaginação é o limite. Você pode tanto fazer uma sacolinha de doces, como uma oficina de artesanato, onde os pequenos vão levar para a casa tudo o que produzirem.

Fotos: Thinkstock

Texto do Portal Universo Jatobá