Doação de Leite Materno e Amamentação Cruzada

Doação de Leite Materno e Amamentação Cruzada

Se você está produzindo mais leite materno do que seu bebê precisa, você pode doá-lo. Esta é uma escolha pessoal, mas é uma ótima maneira de ajudar bebês com necessidade. A doação de leite materno é a única maneira de um bebê prematuro receber uma dieta fortificada com leite puramente humano. Um litro de leite materno pode alimentar até dez bebês prematuros.

O Ministério da Saúde e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano promovem a Campanha Nacional de Doação de Leite Materno, marcando o período do Dia de Doação de Leite Humano em 19 de maio.

doacao-de-leite

O leite materno é vital para a saúde e bem-estar de todos os bebês, mas para recém-nascidos prematuros ou gravemente doentes  ele faz toda a diferença, podendo proporcionar uma recuperação mais rápida. Ao doar, você fornece ajuda a crianças criticamente doentes, uma importante oportunidade para a sobrevivência.

A mãe de um prematuro pode não conseguir produzir leite suficiente por estar física e emocionalmente estressada. O leite materno é altamente necessário, pois prematuros têm um risco aumentado de enterocolite necrosante, uma infecção intestinal potencialmente fatal. O leite materno é de fácil digestão e tem propriedades antibacterianas que protegem a mucosa intestinal.

Mães saudáveis com leite sobrando são candidatas a se tornarem doadoras. Uma vez que certas doenças podem ser transmitidas através do leite materno, exames de saúde, incluindo a triagem de sangue, são necessárias. Os processos de doação de leite materno nos Bancos de Leite passam por toda uma tecnologia de testes e avaliação de uma possível contaminação, para garantir que esse precioso alimento esteja saudável.

A Amamentação Cruzada  – prática em que uma mulher amamenta o filho da outra – não é aconselhada, por expor o bebê a diversas doenças! Imagina: O processo de doação de leite humano nos Bancos de Leite passa por uma tecnologia de testes e avaliação de uma possível contaminação do leite materno. Só assim o leite é seguro.

Quer fazer sua doação ou precisa receber doações? Veja a seguir

doacao-de-leite

Como é feita a doação do leite materno?

Embora em alguns bancos de leite haja o uso de bombinhas elétricas, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que a ordenha seja manual, para que haja menos chance de contaminação. A coleta pode ser feita no próprio banco de leite ou em casa – dependendo do caso, alguém buscará o leite uma vez por semana. São necessários alguns cuidados especiais durante a ordenha, como:

-Usar lenço ou touca de banho nos cabelos na hora da coleta;

-Usar máscara ou uma fralda de pano no rosto;

-Evitar conversar durante a ordenha;

-Lavar as mãos e o antebraços com água e sabão, até os cotovelos; manter as unhas curtas e limpas;

-Desprezar os primeiros jatos de leite (cerca de 1 ml);

-Usar recipiente esterilizado, de boca larga, para recolher o leite – frasco de vidro com tampa plástica (pode ser de café solúvel ou maionese); Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem;

-Guardar o leite coletado imediatamente no congelador;

-Não encher demais o recipiente;

Como descubro onde há um banco de leite perto de mim?

Consulte a lista de endereços e telefones e obtenha mais informações sobre a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano no endereço http://www.fiocruz.br/redeblh.

Se você já pensou em doar leite materno e não fez por insegurança ou dúvidas, não se preocupe, é normal..  Espero que esse texto possa te ajudar de alguma forma, pois dúvidas sempre teremos…

Nós acreditamos que não existem mães perfeitas. Apenas mães reais.

#ConfieNoSeuJeito

Confie Embaixadora Baby Dove

 

selo_publipost_maes_brasileiras