|

Ensaiando os primeiros passos

Last Updated on 28/01/2015′ by

Ensaiando os primeiros passos

Um pezinho na frente de outro e quando percebemos eles estão andando! Esse grande momento super esperado e é sempre um motivo de comemoração para os pais.

O ensaio dos primeiros passos começa bem antes e por volta dos 12 a 18 meses os pequenos já andam sem ajuda, sozinhos sem as mãos dos pais. Atrasar ou adiantar um pouco é normal e dependerá das oportunidades que a criança recebe.

Nesses anos de trabalho de consultoria aos pais e filhos sobre o desenvolvimento dos pequenos percebo que a ansiedade dos pais pode atrapalhar nesse aprendizado da criança. Não devemos antecipar e nem deixar de oferecer espaço para os pequenos.

Tudo na sua hora e devemos lembrar que os tombos fazem parte do aprendizado e a habilidade só virá com o treino.

Ensaiando os primeiros passos

Espia só algumas dicas para que o pequeno serelepe corra por toda a casa!

  • Dê oportunidade – cada criança possui o seu ritmo e se ela própria se estimula e troca com o meio. Deixe-a no chão para ela explorar o seu próprio e movimentos;

 

  • Favoreça todas as fases – para andar é preciso que antes a criança sente sozinha, isso quer dizer que o desenvolvimento tem suas fases. A sequência é: controlar a cabeça, rolar, sentar, engatinhar, ficar em pé e andar.

 

 

  • Shantala – a massagem ajuda a criança a ter mais consciência corporal e a relaxar o corpinho para que no dia seguinte esteja novinho em folha para mais estripulias! O auto conhecimento do corpo é extremamente importante, pense que no primeiro ano de vida a criança tem muitos aprendizados sobre o corpo para poder usá-lo. Quanto mais conhecê-lo mais fácil será realizar um movimento.

 

 

  • Pés no chão – andar com os pés descalços em diferentes texturas de solo, como a grama e solo rústico são importantes conhecimentos táteis, bem como andar em solos levemente inclinados. Ao usar um calçado procure um flexível que não iniba o engatinhar e o andar;

 

  • Tombos – andar é um teste de controle de forças e equilíbrio para a criança. Não demonstre insegurança no momento da queda, ajude o filhote a levantar-se e incentive a tentar novamente. Também evite compará-lo com outras crianças que já estejam andando;

 

 

  • Em Casa – Retire objetos pontiagudos e proteja quinas para evitar acidentes;

 

  • Evite usar andadores circulares – são responsáveis por acidentes domésticos e levam atrasos importantes no desenvolvimento.

Posts Similares

14 Comentários

  1. Temos que respeitar o tempo de cada criança.. Aqui meu pequeno andou cedo com 10 meses deu seus primeiros passinhos,e fiquei toda orgulhosa, é um momento mágico né.

    Beijos,bom final de semana!!

  2. Aqui Nathan andou com 1 ano e 1 mes, depois da festinha acredita ?! mais cada um tem seu tempo mesmo, não tem como acelerar aqui foi naturalmente, pe no chão mesmo, usei andador nele não achei que atrapalhou, claro que todo cuidado em qualquer situação
    Bjs

    mamaenathan.blogspot.com

Deixe eu saber que você passou por aqui, comente!