Entenda sua conta de Energia Elétrica

Que a energia tem subido a cada mês, disso ninguém tem dúvida, pois percebe no bolso.

Apesar de toda a economia que as famílias brasileiras estão fazendo, a conta não para de subir.

Uma dúvida muito pertinente é a questão das banderias tarifárias, que por mais que as famílias estejam fazendo sua parte, tentando economizar o máximo possível, fica complicado entender.

Entenda sua conta de Energia Elétrica

Vamos a uma simples explicação que poderá auxiliar no planejamento familiar dos gastos com energia.

As cores de “bandeiras tarifárias” que vem estabelecidas na conta de luz não se referem a sua conta em especial e sim em uma condição da geradora de energia, ou seja, um cálculo do momento em que o país enfrenta com relação a geração/consumo de energia.

Esse cálculo é feito através do custo para gerar a energia, levando em consideração as usinas hidrelétricas, termoelétricas, heólicas e qualquer outra que forneça energia para a sua região. É o chamado Custo Marginal de Operação (CMO) e o Encargo de Serviço de Sistema por Segurança Energética (ESS_SE), um encargo do setor.

Quando o consumo de energia está elevado e o custo para a geração dessa energia também, isso acontece por fatores de produção, distribuição e clima, por exemplo, somadas os dois parâmetros do custo de energia (CMO + ESS_SE) aplica-se a tarifa.

Se o custo está elevado, a bandeira de sua região será vermelha, independente do quanto o consumidor está economizando (individualmente), pois a bandeira se refere aos valores nas geradoras de energia.

Entenda sua conta de Energia Elétrica 3

Se o custo para geração de energia está baixo, existe uma conpensação dos parâmetros descritos acima e a conta vem mais baixa.

Quando a região está na bandeira vermelha existe essa cobrança excedente, então todos pagam mais caro. Esse cálculo é feito mensalmente, incidindo na tarifa de cada mês.

Entenda sua conta de Energia Elétrica 2

Claro que economizar na conta de energia, retirando aparelhos da tomada, deixando de lado mesmo o sistema stand by, tomando banhos rápidos, etc, é algo ecologiamente correto a se fazer, e são hábitos que devem ser incorporados independentemente da situação do país, mas infelizmente dependemos da geração e logística das concessionárias de energia para que nossa conta venha dentro do estabelecido para nosso orçamento.