Estou amamentando posso fazer exame de mamografia?

Lactantes podem fazer ou não o exame de mamografia – Estou amamentando posso fazer exame de mamografia?

O que mais impressiona na Medicina é o grande avanço que tem apresentado, em tão pouco tempo, permitindo afirmar que desde a década de 90 para cá, muitas novas descobertas foram feitas, novos estudos sobre doenças, que antes pareciam incuráveis, como, por exemplo, o câncer de mama, uma doença que assustam muitas mulheres pois tinha baixíssimas chances de cura.

Hoje em dia, os recursos utilizados nos procedimentos, tanto no tratamento como nos procedimentos cirúrgicos, estão cada vez mais seguros em relação aos vários tipos de câncer de mama, agindo com maior eficácia.

Estou amamentando posso fazer exame de mamografia

Estou amamentando posso fazer exame de mamografia?

Quer dizer que, quando uma mulher é diagnosticada com a doença, embora seja uma notícia que mexe muito com o emocional, o diagnóstico existe e quanto mais cedo revelado, maiores são as chances de cura.

Lactantes e Mulheres grávidas

Quanto as lactantes e a mulher grávida, não é aconselhável se submeter ao exame de mamografia, pois a mama fica mais sensível e, por isso, o procedimento pode ser muito doloroso.

Outra questão é a exposição à radiação. Embora a mamografia seja um exame seguro para mulheres, durante esse período, o ideal é que a gestante ou a lactante faça o exame de ressonância magnética ou ultrassom, que é mais seguro para o período.

Estou amamentando posso fazer exame de mamografia

Exame de Ultrassom

Estou amamentando posso fazer exame de mamografia?

A mamografia para mulheres gestantes ou quando estão no período de amamentação só deve ser realizada em casos especiais. Para isso, é essencial a autorização do ginecologista e obstetra que está fazendo o acompanhamento do pré-natal da paciente e, mesmo assim, é muito difícil fazer essa prescrição, pois os outros exames, como ressonância e ultrassonografia, auxiliam muito bem o médico a verificar o que estiver acontecendo com a mama até que o bebê nasça ou deixe de mamar.

É ideal marcar no calendário uma data para realizar o exame a fim de investigar a presença de algum nódulo. Caso a mulher perceba alguma diferença na mama, por menor que seja, o melhor a fazer é consultar o médico.

Cuide bem da sua saúde para aproveitar esse momento mágico de ser mãe e amamentar o seu bebê mantendo uma vida saudável.