Eu já estou fazendo a minha parte. E você? (Editado)

(sacolas do carrefour R$2.90 cada)

Eu uso sacolas retornáveis há algum tempo, mas o bonito nunca foi muito fan, mas a partir de amanhã, 25 de Janeiro, será obrigatório ele vai ter que se adaptar!

“SÃO PAULO – Os supermercados do estado de São Paulo deixarão, a partir desta quarta-feira, de distribuir sacolas plásticas aos consumidores. A iniciativa faz parte de um acordo firmado entre a Associação Paulista de Supermercados (Apas) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e prevê um incentivo à utilização de meios sustentáveis no transporte das compras. São Paulo será o primeiro estado brasileiro a adotar esse procedimento. A adesão dos 1,2 mil supermercadistas associados à Apas passa dos 95%, segundo a associação e conta com redes como Carrefour, Walmart, Grupo Pão de Açúcar, Coop e Sonda. A estimativa é que sejam eliminadas mais de mais de 1,7 bilhão de sacolas descartáveis distribuídas no estado a cada ano. De acordo com a associação, além das sacolas reutilizáveis – como as biodegradáveis à base de amido de milho, vendidas por cerca de R$ 0,20 cada em alguns supermercados –, o consumidor tem como alternativas na hora de carregar as compras carrinhos de feiras, sacolas e até mesmo as caixas de papelão, oferecidas gratuitamente por alguns estabelecimentos comerciais. A iniciativa faz parte da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, desenvolvida em 2010 pela Apas em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, município a 65 km de São Paulo. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, 77% dos consumidores de Jundiaí aprovam a medida, 73% não desejam a volta do modelo antigo e 83% querem a mesma ação em outros segmentos do comércio. A associação garante que os supermercados estão preparados e irão ajudar os consumidores a esclarecer dúvidas. – A mudança de comportamento requer um esforço conjunto. As ações foram programadas e não haverá nenhuma surpresa ao chegar nas lojas. Os consumidores estão informados, e muitos deles, inclusive, já utilizam sacolas reutilizáveis ao invés das tradicionais sacolas descartáveis – disse o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi. Em maio do ano passado, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) havia sancionado a proibição de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais na cidade, após aprovação da Câmara Municipal.”

 Acho muito mais prático usar essas sacolas retornáveis do que ficar sofrendo para abrir aquelas sacolas plásticas minúsculas tentando fazer tudo caber nelas, sem contar nas vezes que rasgaram fazendo com que tudo fosse para o chão. 
Essas sacolas retornáveis são ótimas! Rapidamente consigo guardar tudo e fica até mais fácil para colocar e depois retirar as compras do porta-malas. Antes eram várias sacolas, para serem manuseadas.
Abaixo um texto retirado da: FUNVERDE

“Sacolas refere-se a todos os tipos de embalagens que a população utiliza, tanto em supermercados como no comércio em geral. Todos nos acostumamos ao conforto e comodidade de ter sacolas descartáveis, de uso único, gratuitamente a cada vez que fazemos compras, mas nos esquecemos que estas sacolas estão indo para algum lugar após serem utilizadas brevemente – sacolas de plástico eterno, 1 segundo para produzir, 30 minutos de uso, 5 séculos de poluição do planeta – e que devem ser banidas de nossas vidas. Para isso, desde 2004, estamos traçando estratégias e desenvolvendo projetos para conscientizar a população do mal causado por estas sacolas, para que os consumidores entendam que a preguiça de levar sua própria sacola está causando o aparecimento de lixões de plástico nos mares, de montanhas de plástico em nosso planeta. Temos que admitir já que esta invenção tão prática não está funcionando, temos que banir as sacolas de uso único descartáveis de nossas vidas.”

E você ainda acha legal usar sacola de comida?

Fica a dica!

Beijos

Flavi