Gestantes devem evitar estresse no fim do ano

Gestantes devem evitar estresse no fim do ano

Nos meses finais de uma gestação, é comum as mulheres ficarem indispostas. Juntando com a correria de final de ano, então, nem se fala. É indisposição que acaba sendo somada ao estresse dos preparativos das festas, à preocupação com os presentes, à organização das viagens, o calorão das altas temperaturas e por aí vai.

A começar pelas compras, evite sair por aí se arrastando com sacolas. Faça um roteiro, vá acompanhada e pense em ir a locais próximos de casa, principalmente se estiver no último trimestre de gravidez. Por causa do clima quente – o metabolismo acelerado dá ainda mais calor e proporciona quedas de pressão – e do peso, é normal que as futuras mamães sintam dificuldades para andar e respirar, portanto, é imprescindível estar com roupas e sapatos confortáveis, garrafinha de água à mão para se hidratar o tempo todo e muito bem acompanhada por um adulto. Evite levar crianças.

Se for passar muito tempo fora de casa, lembre-se de repor as energias com alimentos leves e em locais que você conheça a procedência dos alimentos. Cai bem um sanduíche natural ou um suco refrescante, preparado com frutas frescas. Tente não comer nada indigesto, para que não pese no estômago e você consiga fazer as compras tranquilamente.

Ao chegar em casa, repouse. Tome um bom banho e deite com as pernas para cima, apoiadas em uma almofada. Ficar nesta posição ajuda a corrente sanguínea trabalhar e os pés e as pernas já não ficam tão inchadas.

Gestantes devem evitar estresse no fim do ano

Não é porque você está grávida, que terá desculpas para se empanturrar na ceia de natal. Como eu já alertei anteriormente, esse papo de que a gestante deve comer por dois é mito e os exageros devem ser combatidos. Evite gorduras e frituras, que causam azias e má digestão, bebidas com álcool e doces em excesso.

Se estiver no litoral ou no sítio, troque a parte de baixo do biquíni sempre que possível. Entrar na água e permanecer com ela molhada pode causar coceira e irritação na vagina, por conta dos fungos.

Hidrate-se, alimente-se de forma saudável, não abra mão das curtas caminhadas e curta o final da gravidez com tranquilidade.

Fotos: Thinkstock

Dr. Thomas Moscovitz – Doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em: Ginecologia – Obstetrícia – Videolaparoscopia – Videohisteroscopia. Assistente Voluntário do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Médico Ginecologista na Granmedic.

Dr. Thomas Moscovitz escreve às segundas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Matéria do Blog Universo Jatobá

 

Universo_Jatoba_-_Universo_Jatoba