Grávida pode fazer Exercícios físicos?

Grávida pode fazer Exercícios físicos

Parece até clichê, mas é pura verdade afirmar que “gravidez não é doença; é saúde!”

Muitas mulheres quando engravidam, esquecem que o que carregam no ventre é uma vida em desenvolvimento e não uma patologia que necessite ficar parada, comendo e engordando.

É bom começar a dar bom exemplo ao bebê desde cedo – desde dentro da barriga!  Até porque só irá fazer bem para o desenvolvimento da gestação.

Pensando nisso, separamos os melhores exercícios para praticar na gravidez neste artigo. Confira!

Vamos caminhar?

É isso aí! A caminhada melhora o condicionamento cardiovascular, aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e diminui o estresse.

Mas é preciso respeitar os limites! Comece sempre devagar e em curto período, depois, vá testando seu limite de acordo com o seu conforto e bem estar; lembre que a meta é saúde para você e o bebê e não uma corrida para o emagrecimento!

Caminhar de 3 a 5 vezes por semana, 30 minutos diários que sejam já é o suficiente para manter o corpo e mente em movimento e longe do sedentarismo.

Procure usar roupas leves e sapatos confortáveis. Se puder, prefira caminhar ao ar livre e aproveite para respirar as boas energias da natureza. Mas, se não for possível, use uma esteira mesmo; só tenha cuidado com a velocidade, que deve ser mínima para só depois ir aumentando e sempre com bastante cautela para não sofrer acidentes!

E correr pode?

Para mulheres que já praticavam exercício antes da gravidez, pode correr sim! E valem as mesmas regras da caminhada quanto a velocidade, frequência e limites. O importante é reconhecer que seu ritmo mudou e vai mudar ainda mais até o final da gestação!

Pilates é bom?

A prática de Pilates é excelente para respiração, frequência cardíaca, alongamento, fortalecimento da musculatura a ainda ajuda a postura, coisa que toda gestante bem precisa! Também pode ser praticado de 3 a 5 vezes por semana.

E quanto a exercício na água, ajuda?

Até mulheres que eram sedentárias antes de engravidar podem e devem praticar exercícios na água! A hidroginástica ajuda a diminuir as dores nos pés e nas costas. E também reduz o inchaço das pernas. É tudo que toda grávida deseja, não é mesmo? Pode ser realizada de 2 a 4 vezes por semana.

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Imagem: Istokphoto

E a velha e boa amiga bicicleta ergométrica?

Com a bicicleta ergométrica o cuidado aumenta, pois é desconfortável a sua prática com a barriga muito grande, por isso só é recomendada até o sexto mês da gestação. Pode ser praticada de 3 a 5 vezes por semana. E não pode deixar a frequência cardíaca passar de 140 bpm. Também é importante observar se há excesso de sudorese.

Musculação é proibido?

Para mulheres que já praticavam musculação não é proibido a prática na gravidez também. Mas é preciso muito cuidado com a intensidade dos exercícios. É necessário reduzir os pesos ao menos na metade para evitar sobrecarregar a coluna, joelhos, tornozelos e a região pélvica.

O adorável e relaxante alongamento…

Aqui está uma atividade para lá de ideal! Pois trabalha todo o corpo na intensidade certa; mas é claro que precisa de acompanhamento e atenção.

A gestante pode alongar todos os dias até o nascimento do bebê. Pode começar com alongamentos mais leves e ir aumentando na medida em que a elasticidade for desenvolvendo.

O importante é saúde e bem estar!

Como vimos nestes melhores exercícios para praticar na gravidez, os benefícios são muitos! Mas, antes de qualquer passo, converse com o seu Ginecologista, pois cada paciente tem um histórico diferente e vários pontos precisam ser avaliados antes de iniciar a prática de atividades físicas na gestação.

Detalhes como pressão arterial, placenta, desenvolvimento do feto, enfim! Só o médico que acompanha o seu pré-natal poderá liberar a prática de exercícios durante a sua gravidez. Por isso, na próxima consulta não se esqueça de conversar com ele a respeito!

E, para lhe indicar os melhores exercícios para praticar na gravidez, procure um Personal Trainer!
Este profissional está apto para lhe ajudar na escolha da atividade e lhe acompanhar com os treinos, desde o início até o nascimento do bebê, proporcionando melhorias necessárias para uma boa gestação, parto e pós-parto, acredite! E não perca tempo! São apenas nove meses…