Inverno e o ressecamento da pele

Inverno e o ressecamento da pele

A pele é o nosso cartão de visita mais importante. Ter uma pele bonita e bem cuidada significa principalmente que a saúde está indo bem. Portanto, para ter uma pele vistosa e bonita, é muito importante cuidar bem da alimentação e beber bastante água. A quantidade que os médicos recomendam para o consumo de água por dia é de 2 litros. Para pessoas que tem dificuldades de consumir água ou alimentar-se corretamente, pode ter, entre outros problemas, a pele ressecada. Mas esse problema aparece também durante o inverno. Saiba como evitar o ressecamento da sua pele e mantê-la linda até no inverno.

  • A pele é o maior órgão do corpo humano. Ao longo de sua extensão, a sensibilidade vai variando. Em alguns pontos, ela pode ser mais sensível ou menos sensível. Existem alguns sintomas que indicam o ressecamento da pele, a vermelhidão é o mais comum. Em outros estágios, os sintomas podem ser coceira, escamação e até mesmo rachaduras na pele. As rachaduras podem ser perigosas, pois podem acarretar ferimentos, sangramentos e a possibilidade de infecções.
  • Cuidar da pele é cuidar da saúde e cuidar da saúde é cuidar da pele. Para adotar o cuidado correto, a primeira providência a se tomar é descobrir qual é o seu tipo de pele. As pessoas que tem pele oleosa devem higienizar a pele adequadamente duas a três vezes por dia. Já as pessoas com pele mista ou normal, devem atentar para higienizar corretamente a sua pele sem ressecá-la. Para quem já tem a pele ressecada, é importante tomar alguns cuidados. O principal é higienizar a pele usando sabonetes hidratantes e com ph neutro. Após lavar o rosto ou tomar banho, utilize sempre um creme hidratante de sua preferência ou recomendado por um dermatologista.
  • Outros cuidados importantes com a pele incluem consumir bastante água. No inverno, costumamos diminuir o consumo de água, mas não é aconselhável. Encontre alternativas para manter o consumo de líquidos mesmo durante o tempo frio. Tome chás e sucos, coma muitas frutas e até sopas ajudam a manter o organismo hidratado. Só atente para os níveis de açúcar e sal que estiver consumindo para não prejudicar a saúde. Os deliciosos banhos quentes que tomamos no inverno também contribuem para ressecar a pele.
  • Evite os banhos muito quentes e demorados, eles acabam com a oleosidade natural da pele causando ressecamento. Ao se enxugar, use toalhas macias e fofinhas. E o mais importante: não esfregue a toalha na pele. Apenas pressione-a suavemente para que ela absorva a água. Com esses cuidados, sua pele ficará linda e hidratada durante o ano inteiro.

E sempre opte por uma linha de tratamento que você conheça, hidratar a pele é essencial.

E você utiliza algum outro método que ajuda a cuidar da pele no inverno? Compartilhe.

Imagem: Google