Já pensou em se aposentar ?

Já pensou em se aposentar ?

Você tem 20, 30, 40 anos. É ativa, trabalha fora, ainda estuda e tem muito o que viver. A aposentadoria está distante. Já pago meus impostos e isso fica por conta do governo.

Desculpe te informar, mas esse é um pensamento bastante perigoso!

grandma-612016_1280

Primeiro porque depender do governo não é muito seguro. Quando o governo passa por qualquer mudança, geralmente há mudanças também na aposentadoria (e não é somente no Brasil, países desenvolvidos também enfrentam esse problema). O sistema de aposentadoria é sustentado pela mão de obra ativa. Uma vez que temos cada vez menos jovens trabalhando e a população idosa aumentando e vivendo mais, não é de se confiar que o sistema de previdência permaneça como está, pois teremos menos dinheiro entrando nos cofres públicos, vindo da mão de obra ativa.

Além disso, por conta das tecnologias e acesso a alimentação e saúde, estamos vivendo cada vez mais. Isso é ótimo! Ante, uma mulher de 50 era considerada “velha”, hoje estão mesmo mais bonitas e joviais, ativas e saudáveis, até são mães nessa idade. Os homens também. Portanto, ao longo do tempo é natural que se trabalhe mais até a aposentadoria.

beach-685786_1280

Vivendo mais, e melhor, é natural que as contas aumentem. A qualidade dos alimentos que se põe à mesa, o valor da assistência médica e alguns hábitos de consumo tornam a vida adulta cada vez mais cara. Além disso, é comum com o avançar da idade, surgirem alguns probleminhas de saúde que exigem mais visitas ao médico/dentista e consumo de medicamentos.

Imagine-se lá na frente: você trabalhou a vida toda, cuidou da casa e dos filhos. Agora tem tempo livre e quer viajar, descansar, ver coisas novas, fazer um curso, sustentar um hobby ou algo parecido.

A aposentadoria é uma etapa que deve ser olhada e cuidada com carinho. Deve ser planejada física, emocional e financeiramente:

Saúde física – Para ser uma linda senhora saudável, alimentação saudável, sem excessos e exercícios físicos regulares já tem que entrar na rotina desde já. Não dá pra deixar o corpo de lado e tentar correr atrás do prejuízo depois. É muito mais difícil resolver um problema de saúde que preveni-lo. Tratamentos estéticos preventivos também são bem mais eficientes.

woman-761643_1280

Emocional – Incorporar algumas atitudes no dia a dia é fundamental. Não acredite que quando você tiver tempo vai ler aquele livro ou passar a viajar com frequência. Claro que isso pode acontecer, mas de uma forma geral, quanto mais tarde, mais medo. Nos colocamos empecilhos e crenças limitadoras que nos impedem de quebrar paradigmas e fazer aquilo tudo que não fizemos no passado. Comece hoje.

Financeiro – Coloque suas contas em ordem. Eu funciono muito bem com uma planilha financeira personalizada que tem espaço para todas as nossas necessidades e vontades. O meu dinheiro precisa servir para pagar as contas, desfrutar da vida presente e investir pensando no futuro.

Com o dinheiro que você destina a investir, mesmo que seja pouco (melhor que nenhum!), separe suas metas em curto, médio e longo prazo. No longo prazo, reserve uma parte pensando em desfrutar na aposentadoria.

Invista seu dinheiro de forma que você se sinta segura. Existem investimentos para todos os gostos e bolsos, conforme seu perfil e conforme seu objetivo com o dinheiro.

ship-401349_1280

Quanto mais jovem, melhor. Você tem o tempo a seu favor e pode usar os juros de seus investimentos em sua plenitude. Eu chamo de “o milagre dos juros compostos”, pois seu dinheiro aumenta, juros sobre juros.

A aposentadoria é algo que vai chegar, e planejá-la com carinho e cuidado vai fazer você desfrutar do melhor que a vida pode oferecer.

E aí, você pensa em se aposentar?

Espero que sim 😉