| | | | |

As mães brasileiras amamentam pouco!

Last Updated on 30/07/2022′ by Flavia Miranda

As mães brasileiras amamentam pouco! Embora cada vez mais as mulheres têm se informado e lutado para amamentar, ainda são poucas que conseguem de forma exclusiva até os seis meses e, depois desse período, continuar amamentando após a introdução alimentar. Em entrevista, o pediatra canadense, Jack Newman, listou os motivos das mulheres terem tanta dificuldade em amamentar e, segundo ele, o problema não são as mulheres, mas uma série de fatores no seu entorno, como a falta de apoio do pediatra, propagandas de fórmulas, entre outros.

As mães brasileiras amamentam pouco
As mães brasileiras amamentam pouco!

INTERVENÇÕES NO PARTO
O pediatra, diz que as dificuldades de amamentação começam logo na sala de parto por conta das “altas intervenções durante o parto e o nascimento” o que impedem, por exemplo, da mulher amamentar o bebê na primeira hora de vida e de ficar com ele em alojamento conjunto até a alta hospitalar.

MÁ INFORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
O pediatra afirma que os médicos não sabem nada de amamentação. Ele ressalta que boa parte do insucesso para uma mãe não conseguir amamentar ocorre por conta da má informação sobre amamentação dos profissionais de saúde

USO INDISCRIMINADO DE FÓRMULA
Newman explica também que os profissionais de saúde costumam indicar mamadeira, leite de fórmula e chupeta na primeira dificuldade que surge e isso dificulta muito que a mulher tenha sucesso ao amamentar. Infelizmente, no Brasil, muitas mães saem da maternidade já com a prescrição de leite de fórmula. Ele comenta que o pediatra, por exemplo, deveria informar e orientar a nova mãe sobre pega correta, posicionamento do bebê e auxiliá-la diante de qualquer dificuldade antes de incentivar o uso de fórmulas.

As mães brasileiras amamentam pouco!

As mães brasileiras amamentam pouco

MARKETING AGRESSIVO DA INDÚSTRIA DE FÓRMULAS
Embora no Brasil exista uma regulamentação que impede a propaganda de fórmulas e bicos artificiais, as indústrias continuam achando brechas para divulgar os benefícios dos leites de fórmula e os bicos artificiais são achados com facilidade e fazem parte de todo enxoval.

POUCA INFORMAÇÃO
O pediatra canadense diz ainda que falta informação de qualidade sobre amamentação. As mulheres normalmente se preparam para o parto e acham que, para amamentar, basta colocar o bebê no peito e não é bem assim. Uma dica é buscar uma consultora de amamentação ou, pelo menos, buscar informação sobre as dificuldades que são mais comuns para as lactantes.

Fonte: http://www.maesdepeito.com.br

Posts Similares

Deixe eu saber que você passou por aqui, comente!