Saiba como funciona o procedimento de mamoplastia

Mamoplastia

A mamoplastia é a cirurgia plástica realizada na região das mamas, podendo ser de cinco tipos, de aumento, redutora, reparadora, reconstrutiva e mastopexia. Inicialmente, antes de decidir ou não pela cirurgia, é importante buscar o auxílio de um cirurgião plástico que irá instruir a paciente sobre a necessidade de realizar a intervenção médica, assim como todos os pormenores do procedimento.

Como é o pré-operatório da mamoplastia?

O pré-operatório da mamoplastia inclui conversas com o cirurgião plástico para esclarecer todas as dúvidas acerca do procedimento, assim como a realização de todos os exames necessários para verificar o estado clínico da paciente e quais as possíveis complicações que podem surgir desse quadro médico.

Junto ao especialista será escolhida a prótese que será usada, dependendo do tipo de mamoplastia realizada e as características físicas da paciente. De acordo com o tipo de cirurgia outros aspectos serão avaliados, como quanto de tecido mamário será retirado em caso de cirurgia redutora ou quais materiais serão usados para a reconstrução da aureola, no caso da reconstrutora.

Como é o procedimento?

A mamoplastia é realizada em hospital, sendo fundamental que haja uma estrutura hospitalar para atender a paciente. O procedimento ocorre em centro cirúrgico, sendo necessário o uso de anestesia para a realização da cirurgia, podendo ser local, peridural, geral ou associada, de acordo com a indicação da equipe médica e do anestesista responsável.

A cirurgia das mamas pode ocorrer de diferentes formas, de acordo com o tipo de procedimento realizado, sendo que a escolha do local da cirurgia, por exemplo, poderá se dar em conjunto entre profissional e paciente.

O procedimento tem uma duração média de duas a quatro horas, dependendo das especificidades do caso, mas a permanência da paciente no centro cirúrgico costuma se estender um pouco mais para que ela se recupere da anestesia.

Posteriormente a cirurgia, serão aplicados curativos elásticos e modeladores para ajudar na recuperação e cicatrização da região. Eles devem ser trocados periodicamente, seguindo as orientações médicas.

mamoplastia

Período de recuperação

Normalmente, a paciente recebe alta em torno de 24 horas após a realização da cirurgia, caso o procedimento tenha ocorrido normalmente e a equipe médica avalie que ela está se recuperando adequadamente.

Após a realização do procedimento cirúrgico da mamoplastia é indicado que a paciente fique em repouso e apenas volte a realizar tarefas conforme a liberação do especialista. Atividades físicas, dirigir e levantar peso, por exemplo, podem demorar mais tempo do que outras tarefas cotidianas. Apenas o cirurgião plástico terá condições de indicar quais atividades poderão ser realizadas de acordo com a recuperação da paciente.