Museu da Casa Brasileira – Programação – São Paulo

Museu da Casa Brasileira

Museu da Casa Brasileira - Programação - São Paulo

Última semana: Carrilho da Graça: Lisboa

Visitação: até 19 de março

A exposição mostra o trabalho do arquiteto João Luís Carrilho da Graça e sua peculiaridade de priorizar o território e a topografia como o suporte de suas obras. Mais que um recorte de localidade – a cidade de Lisboa – ou de cronologia, as obras selecionadas mostram como o arquiteto pensa seus projetos a partir de sua “teoria do território”, que relaciona a influência da topografia com os percursos humanos e suas construções.

Saiba mais

Museu da Casa Brasileira - Programação - São PauloColeção MCB – novas doações

Visitação: até 23 de abril 

Estão em exposição as novas peças recebidas em doação, dialogando com as mesmas tipologias já existentes no acervo. Uma linha do tempo mostra o desenvolvimento da coleção do Museu desde sua origem, e imagens do projeto “Casas do Brasil” ampliam o repertório sobre a diversidade do morar brasileiro.

Saiba mais

Pioneiros do design brasileiro: Anísio Campos

Exposição prorrogada até abril 

A 4ª edição da série que acompanha o Prêmio Design MCB mostra o trabalho de Anísio Campos, designer que criou mais de 15 automóveis entre 1960 e 2005. O painel com uma linha do tempo de seus projetos é acompanhado por uma miniatura de seu último carro, o 012.

Saiba mais

Painel Oficinas na Calçada

Completando um ano de existência, o projeto Oficinas na Calçada promove interações com os passantes na calçada em frente ao Museu, de forma a ativar esse espaço e criar novos desafios ao público. O painel do Educativo MCB mostra detalhes das oficinas realizadas e alguns dos participantes que passaram por elas.

Saiba mais

É para ver ou para comer?

18 de março, sábado às 14h30 – gratuito
Inscrições: agendamento@mcb.org.br | 11 3026-3913
Indicação etária: a partir de 6 anos 

Você reconhece um beldroegão quando encontra um? A oficina oferecida pelo biólogo e educador Guilherme Ranieri ensina a identificar algumas plantas comestíveis presentes no jardim do MCB. Em seguida serão feitas placas que facilitem o reconhecimento dessas plantas para os futuros visitantes.

Saiba mais

A casa estampada

14 de março, terça-feira às 13h 

A artista Monica Schoenacker oferece noções básicas de serigrafia ao público passante na calçada do MCB, que pode estampar peças do acervo do Museu em panos de prato para levar para casa.

Saiba mais

Desenho sua casa

15 de março, quarta-feira às 10h30 

Em uma interação com os transeuntes na calçada em frente ao Museu, a equipe de artistas-educadores do MCB desenha suas casas a partir de uma descrição ou uma fotografia. O original pode ser levado com o participante, e uma cópia é arquivada no MCB.

Saiba mais

As palavras e as casas

16 de março, quinta-feira às 10h30

A partir de relatos afetivos relacionados ao morar, as pessoas que passarem na frente do Museu podem ver suas memórias transcritas de forma poética pelos educadores do MCB. Os textos datilografados em máquinas de escrever podem ser levados pelos participantes.

Saiba mais

 

Objetos circulantes

17 de março, sexta-feira às 10h30

Objetos de uso cotidiano selecionados pelo Educativo são emprestados por duas semanas ao público passante na calçada do Museu. Após esse período, o objeto deve regressar junto a uma imagem que o mostre em uso na casa do participante.

Saiba mais

 

31º Prêmio Design MBC – Concurso do Cartaz

Inscrições até 5 de abril pelo site www.mcb.org.br
Divulgação do resultado: até 6 de maio 

31ª edição do Prêmio Design MCB tem início com as inscrições para o Concurso do Cartaz 2017. A taxa de inscrição é de R$ 48,00, com desconto de 50% para estudantes e 20% para assinantes da revista Zupi. E, pelo segundo ano consecutivo, o MCB vai organizar a Mostra Concurso do Cartaz, com os cartazes selecionados pelo júri, que passarão por uma votação popular.

Saiba mais

Música no MCB – Especial orquestras
Orquestra de Cordas Laetare

Domingo, 19 de março às 11h – Gratuito

Obras compostas por mulheres de vários países como Brasil, Venezuela, Estados Unidos, França e Republica Tcheca, formam a apresentação ‘Mulheres Compositoras em Concerto’, da Orquestra de Cordas Laetare sob regência de Muriel Waldman. O repertório inclui obras de Chiquinha Gonzaga, Clara Schumann, Amy Marcy Beach, Margaret Ruthven Lang, Cécile Chaminade, Teresa Carreño e Viteszlava Kapralova.

Saiba mais