| | | |

O melhor lugar para instalar o dispositivo de segurança é no assento central traseiro do carro com cinto de 3 pontos

Last Updated on 04/01/2017′ by

O lugar mais seguro para transportar uma criança é no assento central do banco traseiro (por causa do risco de choques laterais), desde que ele tenha cinto de três pontos. Contudo, não há diferença significativa quanto ao risco entre o posicionamento da criança nos lados direito ou esquerdo desse banco.

A probabilidade de haver colisão lateral é de 31%, portanto o centro do banco traseiro é o melhor local para se acomodar a criança. Exceto se o cinto de segurança central for abdominal. (www.denatran.gov.br – acesse o link no fim do artigo)

Além de não receber maior impacto pela proximidade em que se encontra das portas, fica distante de vidros, travas, fechaduras e maçanetas.

O condutor terá, ainda, melhor controle visual da criança que ocupa esta posição por meio do retrovisor interno do veículo.

As posições laterais deverão ser utilizadas somente quando não se obtém fixação segura da cadeirinha na posição central do banco. Ou seja: quando a posição central não tem cinto de três pontos.

Utilize o local mais seguro do veículo: o banco de trás e na parte central, se houver cinto de 3 pontos. Se este tipo de cinto estiver presente somente nas laterais, instalte a cadeirinha em qualquer um dos lados.

Portanto, o melhor lugar para instalar o dispositivo de segurança para crianças está no centro do banco de trás (ou linha do meio, se você dirigir um SUV de três-fila).

Estudos recentes indicam que as crianças cujos dispositivos de segurança ( bebê conforto, a cadeirinha ou assento de elevação) são colocadas no banco traseiro central sofrem menos lesões do que os que viajam nos assentos laterais, porém, o cinto de segurança do banco traseiro central tem que ser de três pontos! NUNCA instale o bebê conforto ou cadeirinha, no banco traseiro central com cinto de duas pontos.

O Arthur já está no Grupo de massa III (22 kg a 36 kg) e a cadeirinha escolhida para essa fase foi a Ninna da Tutti Baby. Mais uma vez, minha escolha foi baseada em custo, qualidade e benefício. O modelo escolhido atualmente, garante o conforto e a segurança do meu garotinho. E como o nosso carro possui cinto de segurança de 3 pontos no banco central traseiro, a cadeirinha foi devidamente instalada. Particularmente, acho essa é melhor posição, não só pela segurança, mas pela praticidade e também porque para ele é bem mais agradável, já que pode ver tudo que acontece a sua frente e faz com que ele fique mais calmo, até porque ele participa melhor das nossas conversas. E para mim, é bem mais fácil para olhar e cuidar do meu pequeno.

dispositivo de segurança

É importante lembrar que nós usamos assentos de carro para manter as crianças seguras – e não apenas seguir a lei. Há muitas recomendações de segurança relativas a segurança do assento de carro da criança que vai além da lei, com o objetivo de manter as crianças o mais seguras possível.

O melhor lugar para instalar o dispositivo de segurança

Aqui estão algumas dicas para garantir maior segurança aos seus filhos em passeios ou viagens:

1. Desde o nascimento, em assento

Saiu da maternidade o bebê já deve ir para um bebê conforto devidamente instalado no carro. Nunca carregue seu bebê nos braços ou “Moisés”. A melhor opção é um sistema adequado de retenção para crianças (bebê conforto), colocado no banco de trás do veículo.

2. Escolha e instale a cadeira adequada para seu filho

A cadeirinha de segurança, deve ser escolhida de acordo com o peso e altura da criança, em vez de idade, e instalado no veículo perfeitamente, bem ajustado de modo que não se mova. O assento de segurança deve ser preso por um cinto de segurança de três pontos.

Em caso de dúvida:

Como escolher o dispositivo de segurança

Compreender para que serve o dispositivo de segurança não é difícil, o maior problema costuma ser a escolha do melhor equipamento de segurança para proteger a criança.

Grupo de Massa

É preciso prestar atenção em vários fatores, mas o principal é saber o “grupo de massa”. De acordo com o peso e a altura da criança, ela é classificada em 5 “grupos de massa”.

Adequação para a criança

grupo de massas conatran

3. Melhor posição

Para a segurança das crianças, recomenda-se levar as crianças na cadeira na direção oposta à marcha o maior tempo possível – até 4 anos de idade ou 18 kg – O banco traseiro central é a mais seguro.

ATENÇÃO!

Caso o carro não tenha cinto de três pontos na posição central do banco traseiro, o assento de segurança deve ser instalado nas posições do banco de trás onde ele seja encontrado.

4. O cinto

A partir de 135 centímetros de altura pode começar a usar o cinto de segurança , mas precisa ser três pontos e ter cuidado para que o cinto inferior passa por cima do quadril e a outra no ombro, nunca no pescoço. O cinto não deve estar torcido ou solto ou dobrado.

O melhor lugar para instalar o dispositivo de segurança

5 – O risco do AIRBAG FRONTAL

No Brasil, só em situações especiais é permitido o transporte de menores de 10 anos no banco da frente do veículo

Legislação

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CON- TRAN), crianças devem ser trans- portadas no banco traseiro dos veículos até completarem 10 anos de idade e usar, individualmente, cinto de segurança ou sistema de retenção equivalente.

Há, porém, algumas exceções regulamentadas pelo CONTRAN:

• Nos veículos dotados exclusivamente de banco dianteiro, como picapes de cabine simples, a legislação permite que o transporte de menores de 10 anos seja realizado neste banco, observado, rigorosamente, o uso do cinto ou do sis- tema de segurança apropriado.

• Na hipótese de o transporte de menores de 10 anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro, a legislação brasileira admite o transporte daquele de maior estatura no banco dianteiro.

Importante: Transportar crianças em veículos automotores sem seguir as normas de segurança estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro é considerada uma infração gravíssima, com penalidade de multa e inclusão de pontos no prontuário da carteira de habilitação, além de o veículo ficar retido até que a criança seja acomodada corretamente.

Neste caso, uma atenção especial deve ser dada ao transporte de crianças em veículos dotados de airbag frontal para o passageiro.

A abertura da bolsa inflável deste dis-positivo pode causar ferimentos graves em crianças sentadas no banco da frente do veículo.

O airbag frontal é um equipamento de segurança desenvolvido para proteger adultos, e pode ser, em alguns casos, perigoso para as crianças.

Assim, os pais e os responsáveis devem ler as recomendações das montadoras sobre os airbags contidas nos manuais de instruções dos carros. Alguns automóveis, por exemplo, têm sistemas que desligam o airbag frontal do banco dianteiro do passageiro.

 

6. Seja um exemplo

O melhor exemplo para a criança é um comportamento apropriado dos adultos. Use sempre o cinto de segurança e certifique-se de seus filhos o veja. E nunca deixe objetos soltos na cabine pois podem se tornar projéteis perigosos.

O melhor lugar para instalar o dispositivo de segurança – Fonte:

http://www.denatran.gov.br/publicacoes/download/CARTILHA_PSA_CRIANCA.pdf  Página 23

Nota: O carro da foto é um Yunday (Santa Fé)  e o dispositivo de segurança infantil do meu filho Arthur é a cadeirinha modelo Ninna da Tutti Baby

Selo Atual
Selo Atual

Posts Similares

22 Comentários

  1. Boa tarde, me chamo Joana e sou engenheira de segurança do trabalho e possuo um blog com dicas de segurança para crianças. Afinal tenho três filhos e sempre preciso manter-me atenta e prevenção é a melhor forma para evitar riscos e acidentes, gostei do seu post, porém no Brasil os carros ainda não são obrigados a possuir três pontos de fixação no banco central, por isso que os carros nacionais aplicar essa fica fica muito difícil e arriscado para a criança e os pais, o mais recomendado ainda são as laterais, pois só a partir de 2020 os carros no Brasil serão obrigados a saírem de fábrica com três pontos no banco central, e para evitar acidentes as bancos laterais ainda são mais indicados no Brasil, bjs

    1. Oi Joana, muito obrigada pelo seu comentário! Como pode ver, deixamos bem claro no artigo que só devemos usar o assento central traseiro se o mesmo possuir cinto de 3 pontos. As informações aqui publicadas foram extraídas do site do Denatran.
      O Brasil como sempre atrasado em um aspecto super importante que é a segurança… As montadoras já deveriam fabricar carros nacionais com cinto de três pontos em todos os assentos… Afinal, já é sabido que o cinto de 2 pontas não serve para nada! Mais uma vez, muito obrigada!! Beijos

  2. ola! estou pesquisando modelos de cadeiras até 36kg para meu filho, e estou muito interessada nesse modelo da tutti baby! será que tu poderia me contar sua experiência com ela? é confortável, seu filho dorme bem nela, é boa para fazer viagens longas, etc..!
    ah, e se o cinto da cadeirinha é grande, pois meu filho tem dois anos e não cabe mais no cinto da cadeirinha dele que vai até 25kg! mas o recomendado é que por ele ser um bebê ainda, precise usar o cinto da cadeirinha, mesmo ele tendo peso e tamanho de criança muito maior…
    se puder me ajudar, estou querendo comprar essa cadeira, mas ela ainda não tem quase nenhuma informação na internet, de pessoas que já usam, estou com muitas dúvidas 🙁
    desde já agradeço!!

    1. Oi Deisiane, eu gosto muito dessa cadeirinha da Tutti Baby. É bastante confortável, inclusive adquiri esse modelo dias antes de fazer uma viagem longa e ela me deixou muito satisfeita. Meu filho dormiu muito bem nesse modelo da Tutti Baby e a cabeça dele não caiu para frente, como vejo acontecer com muitas criança, você só vai precisar ajusta a cadeirinha corretamente. O cinto, com certeza vai dar no seu filho, o meu está com 4 anos (tamanho de 5) e consegui colocar nele, mas como ele é grande uso o cinto do carro mesmo. Se precisar de mais informações, pode perguntar. Beijo!

  3. oi boa tarde me chamo fernanda tenho dois filhos um com tres anos e a outra com tres meses preciso ir viajar e meu carro so tem cinto dois ponto como faço pra prender as cadeirinha

    1. Oi Fernanda, todas os assentos traseiros são de cinto de 2 pontos? Acredito que não… Então o ideal é instalar a cadeirinha e o bebê conforto nos bancos das laterais com cinto de 3 pontos. Lembre-se que o bebê conforto deve ser instalado ao contrário, de modo que a bebê de três meses fique voltada para trás. Beijo

  4. Meu carro tem cintos traseiros de 2 pontos, ainda assim posso colocar o bebê conforto no meio ?

    (Obs.: Sim, existe carros que os cintos traseiros são somente de 2 pontos.)

    1. Oi Sabriny nesse caso, o bebê conforto não deverá ser instalado no banco traseiro central. Instale na lateral, onde há cinto de 3 pontos. Não esqueça que o bebê conforto deve ficar virado para o lado oposto , ou seja, o bebê deve ficar de frente para o encosto do banco traseiro.
      Beijo!

  5. Olá,

    Uma duvida, eu nâo posso instalar a cadeirinha no cinto de dois pontos no meio, mesmo ficando bem presa e usando o sinto da cadeirinha?

    obrigado,

    1. Não pode! A cadeirinha só poderá ser instalada no banco traseiro central se houver cinto de três pontos. Caso contrário, deixa de ser seguro. Cadeirinha ou bebê conforto no banco do meio, só com cinto de três pontos. Beijo

  6. Ola, bom dia

    Tenho uma dúvida. As travas de segurança que vem em alguns modelos de veículos, atrás do encosto de cabeça traseiro, como devem ser utilizadas? La tem um gancho com uma figura dá cadeirinha, mas nem tenho ideia de como usar. Já é meu 3o carro que tem isso.

    Obrigado!

    1. Olá Ana Paula! Segundo a resolução 277: Utilize o local mais seguro do veículo: o banco de trás e na parte central, se houver cinto de 3 pontos. Se este tipo de cinto estiver presente somente nas laterais, instale a cadeirinha em qualquer um dos lados.

      1. Sugiro instalar atrás do motorista, pois se houver necessidade de retirar a criança em uma emergência (em caso de assalto, por exemplo), o motorista terá fácil acesso pelo seu lado.

  7. oi tenho uma duvida…
    o assento de elevaçao pode ser usado no meio com cinto de dois pontos? ou a criança de 7 anos pode ir no meio sem assento?

    1. Oi Ingrid, o assento de elevação NÃO pode ser usado no meio com cinto de dois pontos e crianças de 7 anos não pode ser transportada sem o cinto de segurança, portanto é importantíssimo que essa criança use cadeirinha ou assento de elevação usando sempre o cinto de 3 pontos. Beijo

  8. No caso de transportar uma criança de 2 anos na cadeirinha e um bebê de 3 meses no bebê conforto, em um veículo em que todos os cintos sejam de 3 pontos, é melhor deixar ambos nas laterais (minimizando o risco da criança, ainda sem juízo, venha a machucar o bebê), ou considerando que o assento central é o mais seguro, é melhor levar um ao lado do outro? Caso a 2ª opção seja a melhor, a prioridade para alocar no espaço central do carro seria da criança ou do bebê?

    1. Oi Alysson, os estudos apontam que o lugar mais seguro é no acento central, mas no seu caso, precisa ponderar e tirar suas próprias conclusões, EU faria um teste para ver como as crianças ficam em ambas posições.

      Boa sorte.

  9. Bom dia! Muito interessante a matéria, me ajudou bastante, só fiquei com uma dúvida: meu carro tem cinto de dois pontos no banco do centro, mas consegui instalar a cadeirinha lá utilizando o cinto da lateral. Nesse caso, seria incorreto/ perigoso?

Deixe eu saber que você passou por aqui, comente!