O parto prematuro é a principal causa de mortalidade infantil até os cinco anos de idade

O parto prematuro

O nascimento de cerca de 300 mil bebês prematuros por ano colocou o Brasil na 10° prosição no ranking mundial da prematuridade. São 11,7% do total de partos somente nessa modalidade. Esse índice é consequência de gestação na adolescência ou tardia, pré-natal deficitário e doenças maternas.

Principal causa de mortalidade infantil – De acordo com o Ministério da Saúde (2011), a cada 30 segundos 1 bebê morre em consequência do parto antecipado no Brasil. O nascimento de um prematuro deixa sequelas psicológicas permanentes para os pais e pode acarretar sequelas de saúde para os bebês, podendo ser estes danos incapacitantes.

Dia Nacional da Prematuridade

A  Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – Prematuridade.com. prepara ações no Congresso Nacional, em Brasília, busca instituir formalmente 17 de novembro como Dia Nacional da Prematuridade no país, e pôr em prática iniciativas que visam reduzir a incidência da prematuridade e diminuir os danos à saúde dos bebês, causados pelo nascimento antecipado.

novembro_roxo_bebe_prematuro_foto_copia

O parto prematuro – Novembro Roxo

A campanha do Dia Mundial da Prematuridade acontece durante o mês de novembro, principalmente concentrando ações no dia 17. O objetivo é alertar sobre o crescente número de partos prematuros, como preveni-lo e informar sobre as consequências para o bebê, sua família e a sociedade.

Também neste dia, queremos refletir sobre a qualidade e a humanização do atendimento oferecido para as crianças que nascem antes do tempo e às suas famílias, clamando assim por tratamentos modernos e humanizados nas UTI’s.

No mundo todo, monumentos e prédios públicos são iluminados de roxo para chamar a atenção para a causa.

O parto prematuro

O parto prematuro

 Sobre a ONG Prematuridade.com 

A Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – Prematuridade.com, nasceu em 10 de abril de 2011 com um blog sobre prematuridade e uma página no Facebook. Em novembro de 2014, a iniciativa foi além e nasceu a ONG Prematuridade.com! A Organização não é vinculada a nenhuma marca, empresa ou instituição mas trabalha em parceria com esses para a realização de projetos voltados à prevenção do parto prematuro, educação continuada para equipes neonatais e a área da busca de implementação de políticas públicas voltadas à causa – “advocacy”. Hoje  a entidade está ligada as mais importantes organizações internacionais dedicadas à causa, a March of Dimes e a EFCNI – Fundação Europeia para o Cuidado dos Recém-nascidos, representando o Brasil na Rede Mundial de Prematuridade – World Prematurity Network. À frente da Associação Nacional Prematuridade.com Denise Suguitani fundadora e diretora-executiva e Aline Hennemann, vice-diretora executiva, e uma equipe de apoiadores das áreas de Comunicação e Conselhos Fiscal e Científico.

Imagens originais: Pixabay