Orçamento Pessoal – Tudo na ponta do lápis

Eu quero sempre deixar bem claro que finanças é seu relacionamento com dinheiro. Diferentemente de economia, que é um estudo bem mais complexo, onde o dinheiro faz parte desse universo, finanças tem a ver com você e seu dinheiro.

O trabalho do coach financeiro é potencializar sua busca por prosperidade financeira. Isso está ao alcance de qualquer pessoa independente da renda.

Com a chegada dos filhos, certamente nos preocupamos com dinheiro: os gastos do início, uma boa alimentação, escola, futuramente faculdade, e sua segurança.

calculator-385506_1280

Ter um orçamento pessoal e/ou familiar é essencial para a conquista das coisas. Um médio ou grande gasto, como a compra de um carro ou imóvel, muitas vezes temos a consciência do tamanho da conquista, já os pequenos gastos, como algo pouco planejado, pode arruinar todo um planejamento.

Pode parecer um tanto chato e tem gente que não gosta, se sente preso, mas ter as contas na ponta do lápis, como diziam os antigos, faz toda a diferença.

E isso não quer dizer privação, pelo contrário, tudo cabe dentro do orçamento, desde habitação, alimentação, transporte, até as saídas, comprinhas e cuidados pessoais.

Existem aplicativos para smartphones onde você pode adicionar seu gasto imediatamente após a compra, facilitando o trabalho. Eu, particularmente, gosto mesmo da agenda de papel. Anoto dia a dia meus gastos e um dia na semana, jogo numa planilha personalizada que tenho, no excell. 

A partir do momento que você passa a anotar seus gastos, você certamente terá dois sentimentos:

Poxa, não imaginava gastar tanto!

Até que não é tão chato assim!

office-625893_1280

Ao perceber que não é “tão chato assim” logo se tem outro sentimento, o de liberdade! Sim, você se sente liberta a utilizar seu suado dinheiro com inteligência e isso significa poder. Poder para comprar, poder para esperar, poder para decidir.

Caso você ainda não tenha esse hábito, vou deixar uma lição de casa:

Durante essa semana, anote todos os seus gastos. Comece hoje, quinta feira, e na próxima quinta feira olhe bem seriamente para onde tem ido seu dinheiro. Ter conhecimento de sua atual situação é o primeiro passo para te levar para outro nível. Anote o gasto em dinheiro e os gastos no cartão de crédito

Talvez você perceba o quanto tem potencial para evoluir financeiramente e passar a planejar seus sonhos e objetivos.

Na próxima semana estaremos colocando cada coisa em seu lugar em busca de sua prosperidade financeira!