“Os Intocáveis” Uma Análise do Erik Ravelo: Representando a vitimização da infância através de imagens

Last Updated on 17/06/2015′ by

"Os Intocáveis" Uma Análise do Erik Ravelo: Representando a vitimização da infância
Crédito de imagem: https://www.facebook.com/WOMENSRIGHTSNEWS
Criado por: Erik Ravelo
Esta manhã, me deparei com a imagem comovente que é descrito acima, intitulado “Os Intocáveis”. Foi criado pelo fotógrafo e artista Erik Ravelo, e tem gente falando. A maioria está preocupada com a imagem como um todo, alegando que é muito chocante. Alguns estão chateados com partes específicas da imagem, especialmente números cinco e seis. Outros dizem que a imagem é incompleta, alegando que deve haver uma imagem para o aborto.
Independentemente destas críticas, acho que é uma peça extremamente poderosa e astuta. Muitas vezes nos esquecemos ou deixamos de reconhecer que crianças vítimas de abuso, violência e tudo mais vão cair no esquecimento ou escondidas pela sociedade ou seus ofensores. As mensagens transmitidas nesta imagem, é inegavelmente chocante, mas é real. Eu certamente tenho os meus próprios pensamentos sobre a imagem:
A primeira imagem mostra um homem de uma ordem religiosa virando as costas para uma criança semi-nua – uma vítima de pedofilia. Muitos foram rápidos em argumentar que nem todos ou mesmo a maioria dos homens santos são pedófilos, e que o abuso sexual na infância não se limita à Igreja Católica. Isto é verdade por volume. No entanto, a imagem (na verdade todas as imagens) não só mostram a relação entre a vítima e o agressor, mas também entre a vítima e os que viraram as costas para eles, é uma mensagem de negligência.
A segunda imagem fala do tráfico de crianças menores de idade e abuso sexual para o lucro. Enquanto a imagem é retratada em um contexto internacional, é importante lembrar que o tráfico sexual ocorre em nosso próprio país, e não só é explorada por turistas.
A terceira imagem mostra o assassinato de crianças por meio da guerra, e é contextualizada através da guerra do sírio em curso. As crianças são muitas vezes esquecidas vítimas da guerra, sejam eles crianças-soldados, assassinado, ou vítimas de estupro.
A quarta imagem o artista explica que as crianças em países do terceiro mundo são os mais explorados para o tráfico de órgãos humanos. Venda de partes do corpo para o lucro é um comércio muito praticado, especialmente quando a religião ou a lei proíbe o exame de um cadáver. Mais uma vez, essa imagem retrata o médico que lucra com órgãos da criança, e pessoa que sabe sobre ele e permanece em silêncio…
A quinta imagem causou mais tumulto. A posse de armas é um aspecto altamente contestada da cultura americana. Muitos vêem uma arma como uma arma de defesa ou de uma medida de proteção, alguns só querem um porque é “cool”, alguns para caça, e alguns usá para causar estragos. No entanto, é ofensivo ignorar a vida – especialmente a vida de crianças – que foram tomadas na mão de alguém com uma arma.
A imagem do sexto e último tem gerado muita discussão também. A imagem mostra uma criança com excesso de peso, que foi vítima de esquemas da indústria de fast food de marketing e operacionais. Muitos alegaram que quando uma criança está acima do peso são os pais os culpados. Na minha opinião,  muitas pessoas ignoram o fato de que os pais não são os únicos a criar seus filhos. Eu acho que a imagem merece seu lugar nesta descrição geral da vitalização  a infância.
A imagem, intitulada “Os Intocáveis” tem muitos pontos fortes e alguns pontos fracos. Sua força principal é a sua natureza global e capacidade de retratar a vitimização na infância em um contexto internacional. A diversidade de experiências de vitimização também é um atributo positivo. Quando ampliamos os infratores para incluir não apenas aqueles que prejudicam diretamente as crianças, mas também aqueles que viraram as costas para o seu abuso, a imagem cria uma mensagem ainda maior.
Infelizmente, a imagem tem alguns elementos que podem alienar alguns dos seus telespectadores. Muitos têm sido rápidos em afirmar blasfêmia como os filhos são retratados em uma posição de crucificação, semelhante a representações de Jesus em sua última hora de vida. Alguns críticos argumentam que algumas das imagens não pertencem, e que algumas imagens estão faltando. Embora isto seja verdade, isso é arte. A imagem é a descrição de um artista de vitimização na infância e, em geral eu acredito que ele alcança seu objetivo.

Posts Similares

3 Comentários

  1. achei muito interessante as imagens
    e sinto o pode delas o que infelizmente é em grande número
    na sociedade,parabenizo a ideia do artista
    bjs

  2. Super interessante as imagens e o que o fotografo quis passar com estas fotos. Acho que isso acontece, e muitos ficam de olhos fechados com estes assuntos. Infelizmente muitas crianças sofrem demais com tudo isso, e acho que ele conseguiu o impacto que queria alcançar. Bjs
    Vivi e Isaac

Deixe eu saber que você passou por aqui, comente!