PROGRAMAÇÃO GRATUITA NO SESC CONSOLAÇÃO NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

PROGRAMAÇÃO GRATUITA NO SESC CONSOLAÇÃO 

NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, “TANTAS ARTES” TRAZ PROGRAMAÇÃO GRATUITA NO SESC CONSOLAÇÃO QUE VALORIZA A INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRICANA

 

Com o objetivo de promover o brincar e a convivência entre crianças de diferentes idades e seus acompanhantes, o Sesc Consolação irá trazer no dia da Consciência Negra uma série de oficinas, apresentações e vivências artísticas que valorizam as influências culturais de matriz africana na formação cultural brasileira através do “Tantas Artes”.

No dia 20 de novembro, sexta-feira, dia do feriado, a Casa Mestre Ananias realizará o Brincando de Brasil, programação especial que apresentará as duas principais manifestações que eles desenvolvem, a Capoeira e o Samba de Roda. Em seguida, haverá oficinas para a criançada também vivenciar essas linguagens.

Na atividade Roda de Capoeira, às 13h, será feita uma apresentação da modalidade, com membros da CMA, entre crianças e adultos. Às 14h, a oficina lúdica Brincar de Descobrir Capoeira irá trazer música, preceitos e movimentação básica em um clima convidativo à descoberta do universo da capoeira.

Às 15h do dia 20, haverá apresentação do Samba de Roda para familiarizar o público com o universo do estilo que segue os padrões tradicionais do Recôncavo baiano. E às 16h, será a hora de Brincar de Descobrir o Samba de Roda em uma divertida oficina de dança, música e instrumentação. Paralelamente a toda programação do dia 20, será feita a oficina de paçoca “Paçoca no Pilão”, que vai até às 17h.

Coletivo Manifesto Crespo realizará diversas atividades, no dia 21 de novembro. Das 13h às 16h, a Vivência de Tranças e Turbantes abordará como cada sujeito lida com seu cabelo e as conotações sociais e políticas interligadas ao tema, além de apresentar a técnica de trança jamaicana e turbantes. Haverá ainda a Oficina de Estamparia com Adinkras, onde serão feitas estamparias em tecidos e superfícies com repertório que remete à xilogravura nordestina e à simbologia africana.

Paralelamente às atividades do dia 21, haverá uma aula prática aberta para todos os alunos interessados em desenvolver suas Habilidades do Basquete de Rua. Serão praticadas modalidades como free style, além de dribles, arremessos e malabarismos com a bola. Não será necessário inscrição antecipada par participar.

Essas e outras programações irão acontecer todos os sábados de novembro e no feriado, das 13h às 17h, no Ginásio Azul (5º andar). O espaço terá ambientação assinada pelos profissionais do “Ateliê As Mariposas” que desenvolvem produtos em tecidos na criação de cenários e figurinos.

PROGRAMAÇÃO GRATUITA NO SESC CONSOLAÇÃO

Dia da consciência negra maesbrasileiras.com.br

Dia da consciência negra maesbrasileiras.com.br2

Dia da consciência negra maesbrasileiras.com.br3
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA PROGRAMAÇÃO GRATUITA NO SESC

PROGRAMAÇÃO GRATUITA NO SESC DIA DA CONCIÊNCIA NEGRA maesbrasileiras.com.br 2

PROGRAMAÇÃO GRATUITA NO SESC DIA DA CONCIÊNCIA NEGRA4

PROGRAMAÇÃO GRATUITA NO SESC DIA DA CONCIÊNCIA NEGRA3

PROGRAMAÇÃO GRATUITA NO SESC DIA DA CONCIÊNCIA NEGRA2

PROGRAMAÇÃO GRATUITA NO SESC DIA DA CONCIÊNCIA NEGRA

PROGRAMAÇÃO GRATUITA NO SESC MAESBRASILEIRAS.COM.BR

PROGRAMAÇÃO GRATUITA NO SESC2

Para acompanhar e participar das atividades não é necessário adquirir ingressos.

 

Confira próximos eventos da programação do “Tantas Artes”:

 

Brincando de Brasil com a Casa Mestre Ananias

Na Roda de Capoeira membros da Casa Mestre Ananias irão se apresentar como forma de abrir de abrir a programação temática do dia. Será um convite para a participação do público.

A oficina Brincar de Descobrir Capoeira será focada no público infantil, mas também acolherá os adultos interessados. Haverá música, preceitos e movimentação básica em um clima descontraído, que estimule os participantes ao universo da capoeira.

No Samba de Roda, os membros da Casa Mestre Ananias se apresentarão, a fim de mostrar ao público presente o universo do Samba de Roda, que segue os padrões tradicionais do Recôncavo baiano.

Além de manter o canto em duas vozes, tem a viola-machete como instrumento central, buscando preservar a tradição do samba chula, cada vez menos presente na região de sua origem.

Brincar de Descobrir o Samba de Roda será uma oficina de dança, música e instrumentação do Samba de Rodas com brincadeiras. Não há necessidade de experiência prévia.

Simultaneamente as apresentações e oficinas de capoeira e Samba de Roda, haverá oficina de paçoca.

Quando: 20/11 (sexta-feira)

Horário: das 13h às 17h.

Onde: Ginásio Azul – 5º andar

Lotação: 200 vagas

Faixa etária: Livre

Valor: Grátis.

Link de site: http://mestreananias.blogspot.com.br/

 

Vivência de Tranças e Turbantes com o Coletivo Manifesto Crespo

Uma aula prática que irá ensinar como cada sujeito lida com seu cabelo e as conotações sociais e políticas interligadas ao tema. Apresentará também a técnica de trança jamaicana e turbantes.

O Coletivo Manifesto Crespo nasceu a partir de discussões sobre as diversas questões do universo da cultura afrobrasileira, suas produções artísticas e estéticas, buscando reconhecer seu valor e fortalecer a memória e a autoestima de homens e mulheres negros, numa luta pela busca das nossas origens.

Quando: 21/11 (sábado)

Horário: Às 13h

Duração: 120 min.

Onde: Ginásio Azul – 5º andar

Lotação: 100 vagas

Faixa etária: Livre

Valor: Grátis.

Link do site: http://manifestocrespo.blogspot.com.br/

 

Oficina de Estamparia com Adinkras, com o Coletivo Manifesto Crespo

Nesta aula, serão feitas estamparias em tecidos e superfícies com repertório que remete à xilogravura nordestina e à simbologia africana para brincar e se expressar através da construção de símbolos e estampa em tecido.

Os adinkras são um conjunto de símbolos que formam um sistema de preservação e transmissão dos valores acumulados pelos Akan (grupo cultural presente em Gana, Costa do Marfim e Togo, países da África do Oeste).

Pode-se dizer que esses símbolos são um tipo de escritura pictográfica, utilizada amplamente no cotidiano dessa sociedade e que está presente nos tecidos, cerâmica, arquitetura e em objetos de bronze.

Quando: 21/11 (sábado)

Horário: Às 13h

Duração: 120 min.

Onde: Ginásio Azul – 5º andar

Lotação: 60 vagas

Faixa etária: Livre

Valor: Grátis.

Link do site: http://manifestocrespo.blogspot.com.br/

 

Habilidades do Basquete de Rua com Instrutores do Sesc

Alexandre dos Santos, instrutor do Sesc, dará aula para desenvolver habilidades do basquete de rua free style. Serão praticados dribles, arremessos e malabarismos com a bola.

A aula é aberta, o aluno pode entrar a qualquer momento e exercitar a habilidade que está sendo proposta naquela parte da aula. Por hora, serão formados grupos com 20 alunos. Não haverá necessidade de inscrição prévia.

Quando: 21/11 (sábado)

Horário: das 13h às 17h.

Número de vagas: 20 por hora

Faixa etária: Livre

Valor: Grátis.

 

Histórias do Romanceiro Popular: O Romance do Pavão Misterioso com a Cia. Sá Totonha

Será apresentado o clássico da Literatura de Cordel nordestina, que narra as aventuras de João Evangelista para conquistar a bela princesa Creuza, na Turquia.

O amor que sente pela bela donzela o faz encomendar a construção de uma intrigante máquina voadora em formato de pavão, para raptar a moça e fugir de seu bravo pai.

A Cia. Sá Totonha reúne atores, músicos, educadores e desde a sua criação pesquisa o universo dos contos e histórias orais passadas de geração em geração, retomando a prática da oralidade, antiga arte de contar histórias por aí afora. Foi fundada no Pernambuco, passou pelo Rio de Janeiro e chegou às terras paulistas.

Quando: 28/11 (sábado)

Horário: Às 13h

Duração: 50 min.

Onde: Ginásio Azul – 5º andar

Lotação: 200 vagas

Faixa etária: Livre

Valor: Grátis.

 

Cordel com Isogravura, com a Cia. Sá Totonha

Valendo-se da técnica de gravura com isopor, tinta guache e ideias, serão criadas gravuras muito próximas das xilogravuras que ilustram os cordéis nordestinos. Para finalizar, montarão um varal, como nas feiras, expondo a produção inspirada nas histórias de cordéis.

Quando: 28/11 (sábado)

Horário: Às 14h

Duração: 60 min.

Onde: Ginásio Azul – 5º andar

Lotação: 40 vagas

Faixa etária: Livre

Valor: Grátis.

Sesc Consolação

Rua Dr. Vila Nova, 245

Tel: (11) 3234-3000