Quer ter Mais Dinheiro?

Uma frase que ressoa como uma bela canção não é? Ou até mesmo um lindo poema? Quem não quer ter mais dinheiro?

Já escrevi aqui no Mães que dinheiro não traz felicidade, mas a falta dele traz muita ansiedade e angústia.

Então, como fazer para ter mais dinheiro, e assim, estar tranquila para realizar as coisas do dia a dia e pensar no futuro com mais segurança?

Quer ter mais dinheiro

Quer ter mais dinheiro

A primeira coisa a pensar é que querer ter mais dinheiro não é errado! Pelo contrário, é muito saudável, desde que o dinheiro venha de algo justo, honesto e ecológico. Antigos pensavam e diziam coisas ruins atribuídas a pessoas ricas. Muita gente ainda hoje não gosta de admitir que tem dinheiro, o que causa uma certa estranheza e as vezes chega a ser engraçado!

Após incorporar um pensamento positivo com relação ao dinheiro, passe a ter o controle da situação. Veja, um orçamento pessoal bem equilibrado é capaz de fazer maravilhas por uma pessoa e uma família. Pode ser em uma agenda, no computador, em um aplicativo para smartphone, onde você quiser, mas o importante é controlar seu fluxo de caixa e saber quanto entra e exatamente para onde vai cada centavo de seu rico dinheirinho.

quer ter mais dinheiro

quer ter mais dinheiro

Após colocar cada coisa em seu lugar, faça um “mapa” para redução dos seus gastos. Mesmo que sua conta esteja no azul, indico essa reflexão ao menos 1 vez ao ano. Pense naquilo que na hora de emergência poderia ser deixado de lado, o que chamamos de despesas não obrigatórias como salão de cabeleireiro, restaurantes, cinema, academia, TV a cabo, revistas, etc… Não estou dizendo para cancelar nada, mas para avaliar. Caso suas contas estejam no azul, faça apenas o exercício de verificar o quanto você poderia economizar substituindo ou cancelando produtos e serviços. Deixe um asterisco sobre esses gastos.

Quem esta apertado nas finanças, deve fazer os ajustes já! Melhor organizar as despesas não obrigatórias que precisar mexer nas obrigatórias como alimentação, telefone, energia, moradia, transporte.

A próxima dica é pensar em empreender. Escreva 5 coisas que você realmente ama fazer. Quem sabe ali não há algo legal em que você possa empregar sua energia. Uma renda extra além de fazer bem para a saúde do bolso, tantas vezes preenche aquele sonho que ficou de lado por conta do dinheiro que você precisava ganhar. Agora, como renda extra, é mais possível pois não há compromisso. Artesanato, culinária, cosméticos, venda on line, escrever um livro.

quer ter mais dinheiro

quer ter mais dinheiro

Por fim, reúna todo o valor que “sobrou” desses últimos itens que discutimos acima (orçamento, enxugar as despesas e renda extra) e invista todo esse valor. A princípio pode parecer pouco, mas o pouco é melhor que nada, é o que eu sempre digo. R$ 100,00  alocados a juros a seu favor mensalmente, com disciplina, podem garantir pequenos e grandes sonhos, garantir uma tranquilidade para o futuro.

Dinheiro alocado a juros faz o milagre dos juros compostos, esse é o único milagre envolvendo dinheiro que existe. Faça o dinheiro trabalhar a seu favor, pouco a pouco, seu montante irá aumentar e assim a cada mês, você terá ainda mais dinheiro. Basta um pouco de disciplina!