Receita de massa e sal – Escultura de pezinhos e/ou mãozinhas

Esta pequena pegada é muito fácil e muito barato de fazer e será um  presente perfeito como lembrança não só para o papai, mas também para a vovó, mamãe… Ou seja, um presente para ser dado em datas especiais ou simplesmente para guardar de lembrança e no futuro lembrar de como eram pequenos os pés e as mãos dos nossos maiores tesouros.




Receita de massa de sal:
1 xícara de sal
1 xícara de farinha de trigo
Meia xícara de água morna
Misture em uma tigela grande e amasse até ficar lisa e elástica. Esta última parte é importante, caso contrário a massa fica pegajosa e muito granulada por causa do sal. Se ainda estiver muito pegajosa adicione um pouco mais de farinha, se muito seco e quebradiço, adicionar um toque minúsculo a mais de água. Na massa que fiz usei corante azul, mas já sei que vai ficar bem mais bonito depois de seco se eu tingir com tinta acrílica. 

Arthur gostou da brincadeira, apesar que no fim, resistiu um pouco para colocar o pezinho na massa. A criação em si da massa de sal é uma maravilhosa bagunça, além de fortalecer todos aqueles músculos importantes da mão também!
 
Depois que a massa foi amassada eu acomodei em um tampa de um caixa pequena o suficiente para acomodar toda a extensão do pé dele. Depois virei a massa para deixar a parte mais lisa com uma tela para o pé. No meu caso fiz na forma quadrada mas pode ser circular também.

Depois de tudo pronto com muito custo o convenci de enfiar o pé na massa rss… Deu certo! Ufa!

O molde, em seguida, foi para o forno por 3 horas a 100 º C (mais que isso a massa irá “estufar”). A massa precisa ser coloca em uma forma antiaderente ou  em papel vegetal ou papel manteiga para que não grude. Repito, a temperatura do forno deve ser muito baixo por um período de tempo para secar completamente para fora e endurecer. Se o forno estiver muito quente a massa vai inchar. Quanto mais fina a massa e  menor a temperatura, melhor vai sair! 
Se você quiser pendurar o seu na parede, precisa fazer um buraco antes de entrar no forno. Eu fiz um buraco, mesmo achando agora que ficou pesado demais para pendurar.

Agora só preciso comprar uma tinta acrílica para deixar a moldura ainda mais bonita.

E as crianças adoram o processo de pintura!

É isso aí! Verdadeiramente muito rápido e fácil!

E aqui são os presentes acabados para o papai! O pé em moldura e um questionário sobre o papai. Eu escrevi o nome do Arthur, idade e data na parte traseira com um marcador permanente. Tenho a intenção de pendurá-los na parede.

Esta atividade é boa para:

    • Sensorial: Exploração tátil
    • Habilidades motoras: amassar / espremendo / rolando / achatamento / picar / apertar / pisando
    • Matemática: pesando quantidades / contando / capacidade (cheio, vazio)
    • Criatividade: Pintura / modelagem / escultura

Gostaram? Então mão na massa! rss…

Beijos

Flavi
www.bichomae.com 

Ideia e texto  original: http://theimaginationtree.com/2011/06/salt-dough-footprint-keepsakes.html