Receita de Pipoca Gourmet – Aprenda a fazer em casa

Pipoca Gourmet, melhor não há!  O perigo é que pipoca gourmet é viciante! Mas, vamos combinar: pipoca com caramelo e nozes regados ao chocolate, é uma delícia. Ok! Para comprar é mais caro que as tradicionais. Então ao invés de comprar, eu decidi fazer a minha própria!

Ah! Essa receita é uma ótima opção para ganhar uma grana extra vendendo, ou para presentear amigos.

Vamos a receita de Pipoca Gourmet

Ingredientes:

  • 1 xícara de milho de pipoca de boa qualidade
  • 2 xícara de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de mel, melado ou glucose
  • 1 xícara de manteiga
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1 colher de café de sal
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1 xícara de castanha de cajú ou noses picados – Opcional
  • Um termômetro de doces – Opcional

– Estoure a pipoca e coloque em uma tigela grande untada quanto maior a tijela ou bacia, o melhor!

– Em seguida, em uma panela junte o açúcar mascavo, glucose, manteiga, sal e água em uma panela média. Misture tudo e ligue o fogo em temperatura média para baixa

 

– Coloque a panela em fogo médio e mexa até a manteiga derreter e o açúcar dissolver.

 

Vai mexendo misturando bem até ficar homogêneo, quando começar borbulhar e levantar fervura, conte exatos 7 minutos! Contou 7 minutos, tire a panela do foto e adicione o extrato de baunilha e o bicarbonato de sódio, e bata até que tudo esteja bem misturado. Depois de um tempo batendo os dois, o bicarbonato de sódio vai começar a reagir e o caramelo vai espumar, e virar, uma cor opaca mais leve com muitas bolhas. Quando você vê isso, ele está pronto para ser derramado sobre a pipoca. Isto é o que você estava esperando! Curta o momento! Rss… Despeje sobre as pipocas, em seguida, e com ajuda de 2 garfos ou espátula de silicone e vai virando e envolvendo todas as pipocas. É preciso ser rápido nesse processo do bicarbonato e de despejar sobre as pipocas e envolve-las. Vai acrescentar castanhas ou nozes? A hora é essa!

Próximo passo é forrar uma assadeira com papel manteiga e despejar a pipoca. Ela deve ficar espalhadas uniformemente, com a mesma espessura em toda a assadeira, para que um lado não asse mais que o outro. Asse a pipoca no forno a 120 graus Celsius por cerca de 1 hora ou até ficar um marrom dourado mais escuro. Mexa a cada 15 minutos, para que as bordas não queime. Você vai notar que enquanto cozinha, que o caramelo derrete, então quando você mistura, melhor ele envolve as pipocas.

Depois de uma hora, retire a pipoca do forno e deixe esfriar por meia hora. Suavemente comece a quebrar os pedaços grandes de pipoca com as mãos. 

Depois é só colocar em saquinhos ou em latas e decorar com preferir, ou simplesmente cair de boca! Rss

Gostaram?

Se fizer, me conte!