Seu filho respira pela boca ou pelo nariz? Descubra!

Respira pela boca ou pelo nariz ?

A respiração deve ser feita pelo nariz! Aliás, o nariz é o primeiro órgão do sistema respiratório! A boca pertence a outro sistema do corpo humano: ao Sistema Digestivo (sistema responsável, principalmente, pela alimentação).

A respiração pela boca NÃO deve ser a mais comum! Geralmente a utilizamos em situações de grande esforço físico.
No entanto, há pessoas que são respiradores bucais o tempo todo, inclusive em repouso, sem esforço algum; simplesmente não utilizam o nariz. Geralmente apresentam algumas caraterísticas físicas clássicas:

✅ Lábios ressecados constantemente.

✅ lábios entreabertos.

✅ Região do queixo contraídas, quando da tentativa de selar o lábio!

Os respiradores bucais podem ainda apresentar: cansaço excessivo, falta ou excesso de apetite, má oclusão: dentes tortos, para frente, entre outras….

Tudo isso ocorre porque o ar, ao entrar e sair somente pela boca, exerce pressão que é capaz de deformar dentes, ossos e músculos.
Uma pessoa que respira e come pela boca, de duas uma: ou vai comer pouco, pois respirar é mais importante; ou vai comer muito, engolir a comida sem mastigá-la.
O odontopediatra de seu filho é capaz de diagnosticar e também tratar (principalmente se a causa for a má posição de dentes e ossos).

respira_pela_boca_ou_pelo_nariz

No entanto, na grande maioria das vezes, o tratamento é multidisciplinar: Odontopediatra + médico + fonoaudióloga + nutricionista.

Repare como seu filho respira, principalmente enquanto ele estiver assistindo televisão ou mesmo dormindo. Se ele respirar muito mais tempo pela boca, procure urgentemente um profissional.

Beijinhos de uma respiradora nasal

primeira consulta no dentista Dentista_de_criançaProfa. Dra. Thelma Parada

Odontopediatra exclusiva
Experiência clínica de mais de 14 anos
Especialista em odontopediatria pela APCD/UNESP
mestre e doutora pela USP
professora de cursos de graduação e pós graduação

@dentistadecrianca

www.dentistadecrianca.com.br

O que você gostaria de ler nessa coluna “Dentista de Criança”? Dê sua sugestão, comentando nesse post.

imagem: Shutterstock.com‎