Tem um Pac Man na sua lancheira

Tem um Pac Man na sua lancheira
Obentô sanduíche Pac man. Para quem nunca ouvi falar, o termo obentô vem do Japão e é o nome para qualquer refeição “empacotada” para viagem. É a famosa “marmita” japonesa. Montar uma refeição que agrade ao olhos e ao paladar é um dos objetivos de um obentô. Isso não significa a obrigatoriedade da marmita ser super decorada, cheia de bichinhos e personagens. Este tipo específico de obentô é conhecido como “charaben” – foi criado pelas mães japonesas, para incentivarem seus filhos a comerem todo o almoço na escola. Charaben ou não, a finalidade é sempre oferecer uma refeição que possa suprir as necessidades nutricionais de maneira equilibrada.

sanduíche  Pac man

 

É ideal para o lanche das crianças (e para adultos também). Este de hoje não requer muito tempo na cozinha e nem muita habilidade com panelas. Mas antes de começar, quero listar aqui alguns fatos que considero importantes na confecção do obentô:

* Atenção para a higiene sempre na hora de lidar com comida! Fazer obentô (seja ele simples ou “bonitinho”) não é brincar. Lave bem as mãos antes de começar e evite ao máximo manipular muito os alimentos.

* Planejamento é fundamental, como em qualquer preparo de receita.

* Existem vários tipos de caixas, acessórios e apetrechos que facilitam na hora de confeccionar um obentô decorado.É possível fazer algo bonito sem precisar investir em acessórios. Tenha uma faca pequena afiada, uma tesourinha para uso só para cozinha e muita imaginação pois você se surpreenderá em achar apetrechos nos lugares mais inesperados.

Obentô sanduíche – Pac man

sanduíche Pac man

Você vai precisar de:

* Uma caixa plástico com tampa que acomode o obentô. Tente achar uma caixa rasa onde os alimentos não fiquem muito soltos. Quanto mais apertado, melhor. Você não vai querer abrir seu lanche e ver que seu trabalho virou uma gororoba amorfa, né ?

* Tesourinha, faca, palitos de dente, canudinho de refresco largo (tipo de milk-shake).

* Cortador redondo, bico de saco de confeitar de inox tábua de cortar, pratinho para as sobras.

Para os sanduíches:

* Fatias de pão de forma ( aqui foi usado integral e de centeio), uma fatia de pão tipo baguete.

* Queijo fatiado. O queijo processado pode ser substituído por qualquer queijo mais mole que corta fácil, cremoso (tipo cream-cheese), manteiga ou presunto de perú.

* Folhas de alface, frutas diversas (usei uva e mexerica) e tomate cereja. Cuidado na hora de escolher sua fruta. Prefira aquelas que não soltem muita água.

* Um pedaço de folha de nori escuro ( alga japonesa para fazer sushi ) ou uma uva passa.

Viu como já está ganhando forma nosso Sanduíche Pac Man?

Pac man

1. Corte as cascas das fatias de pão de forma, fazendo com que o sanduíche se acomode dentro da caixa ( com as sobras de pão, faça farinha de rosca ou adicione na massa de almôndegas ;)). Eu fiz um sanduíche de três camadas, com queijo gouda, presunto de perú, cream cheese e manteiga. Reserve.

2. Para o pac-man: corte o queijo amarelo com o cortador redondo. Se você nao possuir um, improvise usando a boca de um copo. Não esqueça de cortar uma fatia (como pizza) para fazer a boca.

sanduiche pac man

3. Para os detalhes: Fure o nori para fazer o olho do monstrinho. Você pode usar um furador de papel comum, mas eu recomendo que ele seja só usado para fins culinários. Outra opçao é cortar uma uva passa em duas fatias redondas.

4. Para os detalhes em queijo: use um queijo claro para os olhos do monstrinho e para os pontos que o Pac-man coleta. Usei o bico de confeiteiro para cortar o círculo maior e um pedaço de canudo de refresco para os círculos menores. Remova com a ajuda de um palito de dente.

5. Para fazer o monstrinho rosa: use o pedaço de baguette (ou pão francês) e corte o presunto usando o pão como molde. Se você achar difícil cortar o presunto, use um embutido ‘molengo’ como a mortadela.

6. Monte o monstrinho. Passe manteiga ou cream-cheese no pão e grude no presunto. Use o cream cheese também para colar a parte branca dos olhos e o centro preto.

Tem um Pac Man na sua lancheira

7. Montando o obentô: Acomode a alface, o sanduíche pronto, o pac-man de queijo amarelo (use cream cheese ou manteiga como “cola”), aplique os pontos brancos.

8. Acomode as uvas e as frutas. Faça de modo que as uvas funcionem como um suporte para o monstrinho cor-de-rosa.

9. Para finalizar, coloque os tomates cereja em em palitos decorados para obentô.

sanduiche obentô
Ah, claro que quem não tem palitos decorados… pode fazer os seus em casa!

Use palitos comuns e fitas adesivas tipo decotape. Eu não gosto de misturar materiais de artesanato com comida. Se uso um furador de papel para cortar nori, uso só para a cozinha. A mesma coisa com tesourinhas e pinças. Portanto, depois de terminar de fazer as bandeirinhas, utilize um pedaço de gaze para higienizá-la com álcool 70°. Umas três esfregadinhas e seu palito está prontinho para ser usado 😀

Dicas finais:

* A comida que vai no obentô não precisa ser necessariamente japonesa! Adapte ao gosto da família.

* Tenha bom senso na escolha dos alimentos. Se moras em um lugar muito quente, e não tens uma bolsa térmica, evite usar alimentos que possam se deteriorar facilmente (como maionese, queijos frescos).

* Se você prefere comida quentinha (o obentô tradicional é comido frio), não esqueça de escolher um recipiente que possa ser levado ao forno (marmita de inox por exemplo) ou resistente ao microondas .

* Seja feliz fazendo obentô. O tempo que gastas em algo é proporcional ao amor que você sente pela coisa. Pode ser clichê, mas com obentô é o mesmo papo. Para confeccionar uma marmita você pode levar minutos ou horas. Depende de quanto tempo você quer e pode dedicar. Capriche!

É isso aí, espero que tenham gostado. Pode parecer trabalhoso, mas com prática e treino, é super gratificante ver o resultado final.

Por Lilian Sato-Heikkinen @karaimame