Tiramisú de Iogurte na taça – Receita

Tiramisú de Iogurte na taça – Receita

Esta é minha escolha de sobremesa para a ceia do Réveillon. tiramisu é uma das sobremesas mais populares na cozinha italiana, e muito do seu sucesso é baseado no creme mascarpone, um cremoso e tradicional queijo suave. Tal como acontece com a maioria dos famosos doces e sobremesas, a receita tiramisu foi premiado com muitas histórias quanto à sua origem. Parece que não faz muitos anos que nasceu no norte da Itália. Na verdade, mascarpone – um delicioso e cremoso queijo – que é o principal ingrediente de tiramisu, e é típico da região da Lombardia, enquanto savoiardi – os biscoitos Champagne que são utilizados na sua preparação -, vem da área histórica de Sabóia.

Tiramisú de Iogurte na taça - Receita

Literalmente tiramisu italiano significa elevar os espíritos. Diz a lenda que foi dado este nome porque seus ingredientes (ovos, açúcar, mascarpone, cacau, café) é capaz de ressuscitar os mortos, ou mesmo, também, por suas supostas propriedades afrodisíacas!

Esta sobremesa italianissima é um dos mais copiados no mundo, mas infelizmente essa popularidade nem sempre é sinônimo de qualidade. É fácil de encontrar nos menus de muitos restaurantes (não nescessariamente italiano ), mas qual é o segredo dessa maravilhosa sobremesa? O creme de tiramisú é denso, mas não o suficiente para cortá-lo como um bolo, portanto,  é mais fácil encontrar um perfeito tiramisú servido em taças individuais, é um bom sinal, já que o creme deve ser leve; Finalmente, o uso de Mascarpone … É o ingrediente principal! Sem ele não é tiramisu. Hoje é fácil de encontrar nos supermercados ou lojas especializadas, você se anima a preparar em casa?

Então vamos lá!

Tiramisú de Iogurte na taça

Ingredientes

300 g de queijo mascarpone

300 g de iogurte natural

1 xícara de chá de leite desnatado

1 xícara de café de café forte

250 g de biscoito champagne

200 g de raspas de chocolate

250 g de mix de frutas vermelhas frescas

folhas de hortelã e açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de preparo

No liquidificador, bata o queijo com o iogurte. Em um recipiente, misture o leite com café e umedeça os biscoitos nessa mistura. Na taça, coloque uma provação do creme, um pouco dos biscoitos e das raspas de chocolate. Repita essa operação até quase completar a taça. Finalize com as frutas vermelhas, as folhas de hortelã e polvilhe com o açúcar. Sirva bem gelado.

Dica

Para obter uma mistura mais firme e lisa, o iogurte deve estar bem gelado e o queijo precisa ser levemente amaciado antes, com um garfo.

 Essa receita é da Chef Eliane Carvalho, eu tirei do Livro “dia a dia com Iogurte” – lançado esse mês, com a participação do Dr. Mauro Fisberg, pediatra nutrólogo, que destaca a importância do iogurte para a saúde – traz receitas deliciosas!

Essa é a minha receita de doce preferida para o fim de ano. Qual é a sua?

Beijos e até amanhã