Vacina contra Hepatite A, agora faz parte de calendário do SUS

Vacina contra Hepatite A, agora faz parte de calendário do SUS  – A novidade é a introdução no calendário de vacinação do SUS da vacina contra a hepatite A para crianças de 12 a 23 meses ( dois anos incompletos). A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% do público-alvo, cerca de três milhões de crianças – na faixa etária de um até dois anos incompletos – no período de 12 meses. Com isso, o Brasil passa a oferecer, gratuitamente, 14 vacinas de rotina, garantindo todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A introdução da nova vacina é uma das ações do Ministério da Saúde que marcam o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho.

Vacina contra Hepatite A, agora faz parte de calendário do SUS

A data para início da vacinação será definida por cada estado

Conheça o cronograma e veja  se a vacina contra Hepatite A  já consta em sua cidade

Vacina contra Hepatite A, agora faz parte de calendário do SUS

O Ministério da Saúde passou a oferecer, a partir do mês de julho, a vacina contra a hepatite A para as crianças entre12 meses e 23 meses e 29 dias de vida na rotina.
A vacina já está disponível nas salas de vacina em todo o país e pode ser administrada, simultaneamente, com qualquer outra vacina recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Vacina contra Hepatite A, agora faz parte de calendário do SUS

O objetivo é prevenir e controlar a hepatite A e, dessa forma, imunizar, gradativamente, toda a população. O esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, prevê uma dose única da vacina. Será feito o monitoramento da situação epidemiológica da doença, no país, para definir a inclusão ou não de uma segunda dose no calendário da criança. A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado.

Para o início da vacinação, estados e municípios já receberam 1,2 milhão de doses. Outros lotes da vacina serão encaminhados, ainda este ano e no decorrer de 2015, para atender 100% do público-alvo. A data para início da vacinação será definida por cada estado.

A vacina contra a hepatite A deve ser incorporada aos programas nacionais de imunização, na medida em que as condições de saneamento básico de um país começam a melhorar e o contato das pessoas com o vírus passa a ocorrer mais tarde, na fase adulta, propiciando o surgimento de mais casos da forma grave da doença.

Sobre a doença – A hepatite A é habitualmente benigna e raramente apresenta uma forma grave (aguda e fulminante) que pode levar à hospitalização ou morte em 2% a 7% dos casos graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos da doença no mundo. No Brasil, estima-se que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes.

A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral, por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados. A estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes dos indivíduos infectados contribuem para a transmissão. A disseminação está relacionada com infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene.

Vacina contra Hepatite A, agora faz parte de calendário do SUS

Você sabe o que são hepatites?

– São a inflamação do fígado, que pode ser causada por:

• Vírus

• Uso de alguns remédios

• Álcool e outras drogas

• Doenças autoimunes, metabólicas e genéticas

– Quais os sintomas das hepatites?

São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas. Fique atento!

• Cansaço

• Febre

• Mal-estar

• Tontura

• Enjoo

• Vômitos

• Dor abdominal

• Pele e olhos amarelados

• Urina escura e fezes claras.

– Quem deve receber a vacina?

  • Crianças de 12 a 23 meses ( dois anos incompletos).

Vacina contra Hepatite A, agora faz parte de calendário do SUS

Vacina contra Hepatite A, agora faz parte de calendário do SUS

(Clique na imagem para ampliar)

Fonte:

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34211-sus-passa-a-oferecer-vacina-contra-hepatite-a-para-criancas