Last Updated on 05/11/2013′ by Mães Brasileiras
Conheçam o Projeto Orelhinha, idealizado pelo cirurgião plástico Marcelo Assis, o projeto começou quando o médico percebeu a grande procura pela cirurgia de reestruturação da orelha. Como o procedimento é caro (custa, em média, 6 mil reais), o projeto arca com 70% do custo, a família precisa apenas pagar pelo material e pela acomodação hospitalar. A iniciativa visa acabar com o bullying nas escolas e no trabalho, por isso, a idade mínima para participar é 7 anos. O projeto está presente também em Campinas (SP), no Rio de Janeiro, e, no ano que vem, em Fortaleza.
Sobre o problema….
A alteração é caracterizada por um problema na estrutura da cartilagem da orelha que, em vez de ser posicionada rente ao couro cabeludo, fica afastada. A orelha de abano tem origem genética, mas sua única consequência é o prejuízo estético. Ela se torna mais aparente com o desenvolvimento da criança, especialmente em meninos, que usam o cabelo mais curto.
A chamada orelha de abano é um problema que afeta em torno de 2 a 5% da população mundial, um índice considerado pequeno, mas que afeta muito a qualidade de vida de quem sofre com isso. Muitos viram motivos de piadas e bulliyng dos colegas.
A cirurgia
A cirurgia que corrige o a orelha de abano é chamado de otoplastia e pode ser feita a partir dos 5 anos, é quando a orelha da criança já chegou ao seu tamanho definitivo. Além disso, é menos dolorosa se realizada na infância. O pós-operatório se torna mais incômodo quando a cirurgia é adiada para a fase adulta, já que a cartilagem se torna mais rígida com o passar do tempo.
A recuperação
A criança demora, em média, um mês para se recuperar. Nas primeiras semanas, o pequeno paciente permanece com uma faixa na orelha, que envolve toda a cabeça, para proteção. Na semana seguinte, a faixa fica restrita ao período de sono, para garantir que não ocorra nenhum trauma capaz de interferir na recuperação dos pontos.
Tem alguma mamãe passando por isso aqui?
Cléo
Olha já conheci crianças que eram super tímidas,eram alvo de zombaria na escola por causa da orelha de abano e depois da cirurgia mudaram totalmente.Apoio a ideia do projeto orelhinha.
bjs
http://gi-meumundovcquemfaz.blogspot.com.br/
que projeto maravilhoso
eu vi uma reportagem no jornal falando sobre um trauma que a menina
teve na escola zombavam dela por causa da
orelha, parabéns pra esse médico
linda tarde bjs
Ser Mamãe Pela Segunda Vez
Google+Nanda