Seu filho tem “Orelhinha de Abano”? Calma que existe solução.

Last Updated on 05/11/2013′ by Mães Brasileiras

Conheçam  o Projeto Orelhinha, idealizado pelo cirurgião plástico Marcelo Assis, o projeto começou quando o médico percebeu a grande procura pela cirurgia de reestruturação da orelha. Como o procedimento é caro (custa, em média, 6 mil reais), o projeto arca com 70% do custo, a família precisa apenas pagar pelo material e pela acomodação hospitalar. A iniciativa visa acabar com o bullying nas escolas e no trabalho, por isso, a idade mínima para participar é 7 anos. O projeto está presente também em Campinas (SP), no Rio de Janeiro, e, no ano que vem, em Fortaleza. 
Sobre o problema….

A alteração é caracterizada por um problema na estrutura da cartilagem da orelha que, em vez de ser posicionada rente ao couro cabeludo, fica afastada. A orelha de abano tem origem genética, mas sua única consequência é o prejuízo estético. Ela se torna mais aparente com o desenvolvimento da criança, especialmente em meninos, que usam o cabelo mais curto.

A chamada orelha de abano  é um problema que afeta em torno de 2 a 5% da população mundial, um índice considerado pequeno, mas que afeta muito a qualidade de vida de quem sofre com isso. Muitos viram motivos de piadas e bulliyng dos colegas.

A cirurgia 
A cirurgia que  corrige o  a orelha de abano é chamado de otoplastia e pode ser feita a partir dos 5 anos, é quando a orelha da criança já chegou ao seu tamanho definitivo. Além disso, é menos dolorosa se realizada na infância. O pós-operatório se torna mais incômodo quando a cirurgia é adiada para a fase adulta, já que a cartilagem se torna mais rígida com o passar do tempo.
A recuperação
A criança demora, em média, um mês para se recuperar. Nas primeiras semanas, o pequeno paciente permanece com uma faixa na orelha, que envolve toda a cabeça, para proteção. Na semana seguinte, a faixa fica restrita ao período de sono, para garantir que não ocorra nenhum trauma capaz de interferir na recuperação dos pontos. 

Para saber mais acesse Projeto Orelhinha e tire todas as suas dúvidas.
Tem alguma mamãe passando por isso aqui?
Cléo

Posts Similares

2 Comentários

Deixe eu saber que você passou por aqui, comente!