Como encerrar uma conta no banco
Last Updated on 03/02/2016′ by
Como encerrar uma conta no banco, sem dores de cabeça!
Como a maioria das coisas na vida, há um jeito certo e um jeito errado de fechar uma conta no banco. O caminho certo vai ajudar a tornar sua vida mais fácil, enquanto o caminho errado pode causar muita dor de cabeça e prejudicar seu crédito. Acabei de encerrar uma conta bem antiga, em um banco que já não me atendia mais, e procurei fazer tudo direito, para não ter dor de cabeça, literalmente!
Compartilho com vocês o que deve ser feito para encerrar uma conta no banco ,com segurança.
Fechando uma Conta Corrente
– Para fechar a conta, você não pode ter dívida nenhuma com o banco. Ou seja, se está usando dinheiro do cheque especial, você terá que pagar esse valor primeiro. ( Você entende suas contas?)
– Com a situação regularizada, vá até o banco e avise que pretende fechar a conta. Formalize seu pedido por escrito e exija que o banco entregue um protocolo assinado e com a data do encerramento. Assim você tem como provar que já solicitou o fim da conta, caso tenha algum problema mais tarde.
– Devolva cartões e talões de cheque que estão com você e peça um recibo que comprove que você já devolveu esses produtos. Isso porque se acontecer algum débito desta data em diante, ele não poderá ser relacionado a você.
– Cancele contas que estão no débito automático, como luz, celular e telefone. E avise para as empresas qual a sua nova conta corrente.
– Atenção: se você tiver restituição de imposto de renda para receber nessa conta você deve informar a nova conta após a liberação da restituição ligando na Central de Atendimento do Banco do Brasil (tel: 4004-0001 para capitais e 0800-729-0001 demais localidades, das 8 às 21h) Outra opção é fazer uma declaração retificadora informando a nova conta. Ao fazer a retificação, a data de entrega da declaração passa a ser a data da retificação, com isso você pode receber mais tarde sua restituição.
– Confirme se a conta foi encerrada. O banco tem o prazo de 30 dias para fechá-la, e você deverá ser comunicado por telefone ou e-mail.
Tomando esses cuidados, você evita que o banco continue cobrando taxas e serviços na conta que será encerrada – o que pode virar uma dívida para você.
Fonte: www.konkero.com.br